Vanessa Grazziotin pede aprovação da PEC do Soldado da Borracha



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (13), a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 556/2002, de sua autoria, conhecida como PEC do Soldado da Borracha.

A proposta, que está em tramitação há mais de dez anos na Câmara dos Deputados, iguala a situação dos soldados da borracha à  dos ex-combatentes de guerra da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateram os nazistas na 2ª Guerra Mundial na Europa.

Os soldados da borracha, lembrou a senadora, foram milhares de trabalhadores nordestinos, especialmente do Ceará, que foram levados à Amazônia nos anos 40 para abastecer a indústria bélica norte-americana durante a 2ª Guerra Mundial.

Com a aprovação da PEC, os soldados da borracha terão seus benefícios previdenciários ampliados, passando dos atuais R$ 1.356,00 para R$ 4.500,00.

De acordo com Vanessa Grazziotin, estima-se que durante a guerra 30 mil brasileiros que foram à Amazônia para trabalhar na extração de borracha morreram não por armas de fogo ou por bombas, mas em decorrência de malária, picadas de cobra e outras enfermidades que acometem com maior intensidade pessoas que não dominam os segredos da floresta.

Vanessa Grazziotin disse o seu partido, em todas as reuniões de líderes, tem defendido a aprovação da PEC.

- Mas, enquanto os grandes partidos não abraçarem também [a PEC] como sua prioridade, nós não conseguiremos levar a matéria a termo e votar para dar essa alegria aos soldados da  borracha - disse a senadora.



13/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin pede aprovação de PEC que equipara ‘soldados da borracha’ a ex-combatentes

Vanessa Grazziotin defende aprovação de PEC em favor de soldados da borracha

Vanessa Grazziotin defende aumento da pensão dos 'soldados da borracha'

Vanessa Grazziotin pede agilidade ao BNDES na aprovação de projeto de monitoramento de biomas da Amazônia

Vanessa Grazziotin critica aprovação da PEC da Música

Vanessa Grazziotin comemora aprovação do Estatuto da Juventude