Vannuchi: direitos humanos devem ser diretriz no caso de deficientes



O ministro da Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, defendeu na quinta-feira (2), que a abordagem do tema das pessoas com deficiência seja tratado principalmente como uma questão de direitos humanos.

Para ele, esse ponto de vista deve se sobrepor à visão que encara o assunto como de saúde ou de assistência social. “Tem 25 milhões de pessoas que estão aí [no Brasil] e não têm que ser entendidas como pessoas que têm um problema de saúde”, disse. O ministro participou de um debate sobre acessibilidade no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

O ministro disse que garantir o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho e até a meios de entretenimento, como o cinema, é uma forma de estabelecer “a igualdade de direitos”, entre todos os cidadãos. Mas para que isso seja possível, Vannuchi destacou a importância de que empresas e instituições façam adaptações em seus produtos, serviços e instalações. Como exemplo, citou a necessidade de audiodescrição em cinemas e o cumprimento das cotas de deficientes no preenchimento das vagas de emprego.

A forma de garantir isso é, de acordo com o ministro, criar uma cultura de apoio a pessoas com esse tipo limitação, derrubando o que ele chama de “barreiras de atitude”. “Criar um sistema em que quando alguém perceber que pode ajudar uma pessoa que tem algum tipo de deficiência, se dispor a isso, gostar de fazer isso”.

A educação inclusiva, que coloca na mesma sala de aula crianças com e sem deficiência, é na opinião de Vannuchi umas das maneiras de fomentar a solidariedade desde cedo. “A educação inclusiva é fundamental para as crianças sem deficiência, é uma lição de vida”, afirmou.


Fonte:
Agência Brasil



03/12/2010 12:32


Artigos Relacionados


Vannuchi fala sobre Programa Nacional de Direitos Humanos

Vannuchi: ocupação do Complexo do Alemão mostra avanços em direitos humanos

Vannuchi fala a seis comissões sobre plano de direitos humanos

Jucá propõe substituição de Dilma por Vannuchi em debate sobre Plano de Direitos Humanos

CDH aprova requerimento para ouvir Paulo Vannuchi sobre Plano Nacional de Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos aprova quatro projetos que beneficiam deficientes