Walter Pinheiro defende mais recursos para saúde



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (3), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) apoiou a busca de mais recursos para a saúde. O senador lembrou que, na próxima terça-feira (8), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22A/2000, que trata do orçamento impositivo. Um dos temas em debate na comissão é a destinação de 50% das emendas parlamentares para a área de saúde.

Walter Pinheiro, no entanto, demonstrou preocupação com a política de gestão da saúde nos municípios. Para o senador, é preciso pensar em garantias para a execução orçamentária municipal. Ele pediu uma maior fiscalização dos municípios, como forma de garantir a qualidade na aplicação dos recursos e uma melhor prestação de serviços públicos à população. O senador elogiou o programa Mais Médicos, do governo federal, mas defendeu ajustes complementares, como um maior acesso a remédios e equipamentos para tratamento de saúde.

- É fundamental discutir mais recursos para a saúde, para que o Mais Médicos e o atendimento da saúde pública tenham mais efeito – afirmou Pinheiro, que ainda pediu mais treinamento para os profissionais de saúde.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento do colega. Mozarildo, que é médico, defendeu um programa de reforma das unidades da saúde e uma carreira de estado para os médicos.

- Depois da vida, o bem maior que o ser humano tem é a saúde – disse Mozarildo.



03/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro pede mais recursos para a saúde sem criação de impostos

Walter Pinheiro defende uso imediato de recursos do petróleo no financiamento da saúde

Walter Pinheiro: 'Nordeste precisa de mais recursos para enfrentar seca'

Walter Pinheiro defende aprovação de piso nacional para agente de saúde

Walter Pinheiro diz que área da saúde precisa de recursos e de estrutura

Walter Pinheiro quer mais transparência para combater corrupção na saúde