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O Ideal de Progresso e Desenvolvimento em Comte: o sonho que virou pesadelo - Conclusão
(Osmar Rufino Braga)

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5. CONCLUSÃO No presente trabalho, procuramos oferecer uma visão geral do positivismo, tomando como referência o principal teórico deste pensamento - Augusto Comte - discorrendo e caracterizando os três temas básicos em torno dos quais está o positivismo comteano. Em seguida, tomando como referência alguns teóricos da Escola de Frankfurt, analisamos a herança do pensamento positivo, discorrendo sobre seu sentido na visão de progresso e desenvolvimento na sociedade ocidental, buscando identificar os problemas e os impactos sociais, políticos, culturais, éticos e ambientais para a sociedade atual. Viu-se que o modelo de progresso e desenvolvimento, inspirado no positivismo e implantado pelas sociedades ocidentais, desembocou num grande pesadelo para esta região da Terra. Não se chegou, portanto, ao ideal de felicidade humana, igualdade, fraternidade e liberdade prometido; pelo contrário, o mundo, principalmente do lado ocidental, encontra-se diante de três grandes crises: a social, a do sistema de trabalho e a ecológica. Na nossa análise, na base dessa crise está a herança do positivismo, que consolidou nas sociedades ocidentais uma maneira de ser, pensar, conhecer, relacionar-se e atuar no mundo, tendo como central a crença na dominação da natureza pela humanidade através do conhecimento ténico-científico, guiado pela razão. Contudo, em meio ao pesadelo que vive a humanidade desta parte do mundo, está sendo gestada uma concepção e ideal de progresso e desenvolvimento, fundado numa nova ética e numa teoria social que articula e integra as várias dimensões da vida social: o particular e o geral, o específico e o universal, o individual e o coletivo, o pessoal e o social, o conhecimento e a ação, a unanimidade e a diversidade, a teoria e a prática, o cotidiano e o histórico, configurando a construção de uma ordem mundial, tendo como base a solidariedade e o cuidado com o Planeta Terra (Boff, 2000). Trata-se de uma nova maneira de ser, pensar, conhecer, relacionar-se e atuar no mundo, em que todas as dimensões do ser vivo são consideradas; razão e sentimento, realidade pensamento se articulam dialeticamente.

Osmar Rufino Braga é pedagogo, mestre em educação e educador popular.



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