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Alfabetização e letramento como eixos orientadores
(cecilia goulart)

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A organização do trabalho pedagogico esta ao sentido que atribuimos à escola é a sua função social, ao modo como entendemos a criança, ao sentidos que damos á infância e à adolescência e os processos de ensino-aprendizagem, isso relacionado aos bairros em que as escolas estão localizadas, ao espaço fisico da própria escola e ás atividades que ai ocorrem, às característica individuais dos as professores e as peculiaridade de suas formações profissionais e história de vida e muitos fatores então condicionam a organização do trabalho pedagogico.
Na escola a na vvida, encontramos na multiplicidade de sujeitos e modo de viver, pensar e ser. Mas encontramos também característica e marcas que identificam como seres humanos, pertencentes a um período hist´rorico, a uma região geográfica e a tantos outros agrupamentos que se entrelaçam. E por que isso acontece . Porque somos sujeitos culturais não somos sujeitos errantes, criamos vinculos, sentimentos, mundos, literaturas, modas , arte etc, tudo nos enreda e nos diz que, mesmo sem caminhos traçados , como de modo geral acontece com os animais. Construimos histórias e histórias cultura e cultutas que nos enraizam, nos envolvem e nos identificam a escola é, então lugar de encontro de muitas pessoas lugar de conflitos, portanto, uma vez que acolhe pessoas diferente, com valores e saberes diferentes. É na tensão viva e dinâmica desse movimento que organizamos o principal função Social da Escola: ensinam e aprender professores crianças funcionários, famílias e todas as demais que pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
A ênfase na criança de seis anos.
É importante que não haja rupturas na pasagem da educação infantil para o ensino fundamental, mas que haja continuidade dos processos de aprendizagem. Em relação as crianças que não frequentam espaços educativos de educação infantil, habituadas, portanto, as atividades do cotidiano de suas casas e espaços próximos, também aprendendo e dando sentidos à realidade viva do mundo que as cerca, o mesmo cuidado deve ser tomado. É essencial que elas possam sentir a escola com um espaço diferente de seus lares, visto que aquele se organiza como um espaço público e não privado como a casa, mas se sintam acolhidas e também possam continuar aprendendo criativamente assim a escola pode ser (sempre) um lugar de afirmação do que as crianças e os adolescentes já não e sabem ao mesmo tempo em que os leva a mudanças significativas, em relação á compreensão do grupo a que pertencem na escola e à compreensão de novas possibilidades de vida, de modo geral.



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