Paulo Freire para Educadores
(Vera Barreto)
Faço aqui um breve resumo sobre o livro de Vera Barreto, onde ela reúne vários momentos sobre a vida de Freire. As bases do pensamento e os conceitos elaborados por ele, tendo por objetivo a alfabetização, mostra bem o educador que foi, e como suas idéias ainda repercutem. Segundo ele, “o papel do educador” era de grande importância para que a prática educativa contribuísse para o processo de libertação, onde o diálogo entre educador, educando e objeto do conhecimento seria um dos pontos fortes desta nova alfabetização: “Eu sempre disse, se escolhemos o processo de alfabetização que liberta e humaniza, não podemos começar usamos nossas palavras como palavras geradoras [...]” ou ainda; “A leitura da palavra escrita implica a fala, implica oralidade. A capacidade de falar por sua vez, demanda antes o transformar a realidade. É isso que eu chamo de ‘escrever o mundo’.” As contribuições de Paulo Freire reforçam e confirmam aspectos essenciais para uma compreensão maior do processo da aprendizagem da leitura e escrita. Por exemplo:
· O motor da alfabetização é a capacidade de pensar dos educandos e não a memorização mecânica das letras e sílabas;
· Não há leitura nem escrita sem uma compreensão do lido ou escrito. Esta compreensão depende da ‘leitura de mundo que o educando é capaz de fazer;
· A alfabetização deve se dar a partir de textos com função social e não de textos feitos para ensinar a ler e escrever.
Com uma linguagem simples que flui naturalmente, o livro é sem dúvida de importante contribuição aos educadores (as) e enriquece ainda mais a prática e a reflexão sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos. Paulo Freire nos deixa várias marcas de seu pensamento. Uma delas é ser um pensamento que nasce da prática.
Resumos Relacionados
- A Importância Do Ato De Ler: 22 Ed. São Paulo: Cortez, 1988.
- A Pedagogia Da Esperança
- A Impotância Do Ato De Ler Em Três Artigos Que Se Complemetam.
- Reflexões Sobre Alfabetização
- A Pedagogia Da LibertaÇÃo
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