Gelo que se desprende da Antártida afeta biodiversidade
(Estadão)
As águas antártidas, já pouco profundas, estão sendo dizimadas pelo derretimento do gelo na região. Consequência das mudanças climáticas, este fato pode agravar a situação para os seres oceânicos, como os vermes antártidos, ouriços e aranhas marinhas, já que a plataforma de gelo está sendo reduzida.
É o que pensam cientistas do Instituto Antártico Britânico. Para eles, o desprendimento do gelo está ligado diretamente a duração do 'gelo marinho de inverno', que tem diminuído drasticamente nas últimas décadas.
Para avaliar a situação, os cientistas instalaram pequenas redes de concreto no fundo do mar por um período de cinco anos, assim puderam medir qual a frequência dos desprendimentos de gelo e qual o efeito causado. Tudo isso baseado na análise do impacto que tinham recebido.
É exatamente no fundo do mar que se desenvolve cerca de 80% da vida antártica, portanto, essas mudanças dos icebergs são preocupantes para os animais que vivem a cerca de 500 metros de profundidade. Acreditava-se até o momento que essas mudanças pudessem simplesmente ser controladas pelo gelo do inverno. Para que não houvesse mais nenhuma dúvida, os cientistas decidiram pelas medições. Como resultado, foi avaliado que durante os meses de inverno a mudança dos deslocamentos de gelo era relativamente pequena, ao contrário dos outros meses.
A conclusão é de que realmente ocorrem alterações significativas nos tipos e na quantidade de seres marinhos em consequência de tantos deslocamentos de icebergs no fundo do mar. Tal acontecimento pode, inclusive, causar mudanças na distribuição de espécies-chave.
Resumos Relacionados
- O Tempo
- Megamix- De A A Z
- Mega Arquivo » Destaques
- Pólo Norte Pode Derreter Até Setembro
- Mega Arquivo» Geografia
|
|