BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


10 Novas Competências para Ensinar
(Perrenoud)

Publicidade
No livro são abordados 10 temas que são desenvolvidos pelo autor: 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar em equipe ; 6) participar da administração da escola ; 7) informar e envolver os pais ; 8) utilizar novas tecnologias ; 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão ; 10) administrar a própria formação continua.
O professor deve estar ciente de que não é necessário apenas conhecer e dominar as matérias que leciona, mas dominar competências, que antes era restrita apenas aos inovadores. Algumas formas de lecionar já estão ficando completamente no passado, já que o professor está ciente de que é necessário que suas aulas sejam bem absorvidas pelos alunos, ou seja, eficaz. Não adianta dominar o assunto se não souber fazer com que o aluno goste e aprenda o que está sendo passado.
O livro nos esclarece que o ensino é uma evolução, porém nem todos estão dispostos a seguir essas competências. Muitos por medo de inovar, outros por achar que seus métodos são eficazes e que, portanto, não necessitam de novas competências.
Essas competências deveriam entrar na formação dos professores, para que desde o começo eles possam adquirir uma visão mais reflexiva dos assuntos relacionados ao ensino, sendo necessário desenvolver esse tipo de habilidade no professor. Uma análise crítica da forma como leciona e dos erros e acertos em sala de aula são abordados de forma a estimular que todo professor tenha essa consciencia de que pode estar errando em algum ponto, e que pode melhorar. Da mesma forma como pode aprimorar os acertos, dando mais qualidade as suas aulas e ao seu próprio desenvolvimento profissional.
O livro estimula o bom entendimento entre aluno e professor. Mostrou como fica difícil quando não há uma boa comunicação em sala de aula e que muitos problemas podem começar a ser solucionados apenas com um diálogo. No livro ele não nos dá todas as soluções para cada caso, mas ele identifica os problemas, e o professor com uma visão reflexiva, busca soluções para não apenas remediar os problemas, mas solucionar questões. Sabemos que existem muitas questões diferentes em sala de aula, e que no livro não dá para ser abordado tudo que pode ocorrer, mas com a sensibilidade do professor, e a vontade de melhorar a qualidade de suas aulas, já encontra no livro um caminho prático de como começar.
No livro são abordados 10 temas que são desenvolvidos pelo autor: 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar em equipe ; 6) participar da administração da escola ; 7) informar e envolver os pais ; 8) utilizar novas tecnologias ; 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão ; 10) administrar a própria formação continua.
O professor deve estar ciente de que não é necessário apenas conhecer e dominar as matérias que leciona, mas dominar competências, que antes era restrita apenas aos inovadores. Algumas formas de lecionar já estão ficando completamente no passado, já que o professor está ciente de que é necessário que suas aulas sejam bem absorvidas pelos alunos, ou seja, eficaz. Não adianta dominar o assunto se não souber fazer com que o aluno goste e aprenda o que está sendo passado.
O livro nos esclarece que o ensino é uma evolução, porém nem todos estão dispostos a seguir essas competências. Muitos por medo de inovar, outros por achar que seus métodos são eficazes e que, portanto, não necessitam de novas competências.
Essas competências deveriam entrar na formação dos professores, para que desde o começo eles possam adquirir uma visão mais reflexiva dos assuntos relacionados ao ensino, sendo necessário desenvolver esse tipo de habilidade no professor. Uma análise crítica da forma como leciona e dos erros e acertos em sala de aula são abordados de forma a estimular que todo professor tenha essa consciencia de que pode estar errando em algum ponto, e que pode melhorar. Da mesma forma como pode aprimorar os acertos, dando mais qualidade as suas aulas e ao seu próprio desenvolvimento profissional.
O livro estimula o bom entendimento entre aluno e professor. Mostrou como fica difícil quando não há uma boa comunicação em sala de aula e que muitos problemas podem começar a ser solucionados apenas com um diálogo.  No livro ele não nos dá todas as soluções para cada caso, mas ele identifica os problemas, e o professor com uma visão reflexiva, busca soluções para não apenas remediar os problemas, mas solucionar questões. Sabemos que existem muitas questões diferentes em sala de aula, e que no livro não dá para ser abordado tudo que pode ocorrer, mas com a sensibilidade do professor, e a vontade de melhorar a qualidade de suas aulas, já encontra no livro um caminho prático de como começar.



Resumos Relacionados


- 10 Novas Competências Para Ensinar

- Aprendizagem E Motivação

- Uma Escola De Pernas Pro Ar

- Professores Reflexivos Em Uma Escola Reflexiva

- Formação Continuada



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia