BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Necessidade de Formação Continuada para professores universitarios
(Marice Machado)

Publicidade
v
A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITARIOS E SEUS BENEFICIOS NA PRÁTICA DOCENTE

RESUMO


O presente estudo tem a finalidade de descrever a necessidade da formação continuada para professores universitários e seus benefícios na prática docente. Esse assunto tem sido objeto de analise e estudos a partir do movimento de transformação do ensino superior no Brasil. Pode-se considerar a partir de dados coletado em referências bibliográficas, três essências: A percepção do docente sobre a necessidade da reciclagem pessoal, envolvimento responsável com sua a auto - formação e responsabilidade na aplicação das práticas pedagógicas. Nesse contexto, torna-se primordial que o professor se conscientize para o desafio de uma nova construção do saber. A formação continuada deve estimular o pensamento reflexivo do professor, sobre a construção de uma identidade profissional com transformação filosófica, pedagógica e sobre sua práxis.

Palavras - chave: Formação continuada, Prática docente, Educação superior na atualidade.



1.   Introdução


          A formação continuada para professores universitários têm sido objeto de analise e estudos, a partir do movimento de transformação do ensino superior no Brasil. Atualmente, espera-se do docente universitário que ele forme profissionais competentes e comprometidos socialmente. É necessário que os professores busquem um pensamento crítico, reflexivo sobre sua práxis.
            A prática docente desenvolvida por modelos estruturais arcaicos, durante décadas ainda é marcada por incoerências na construção pedagógica no que tange a técnicas que desperte o interesse do discente. Nesse sentido, entendemos que a formação continuada para professores é um processo permanente para sua construção. Para que haja ensino de qualidade, é necessário oferecer aos professores uma formação adequada.

Os professores são profissionais essenciais nos processos de mudança das sociedades. Se forem deixados à margem, as decisões pedagógicas e curriculares alheias, por mais interessante que possam parecer não se efetiva, não geram efeitos sobre a sociedade. Por isso é preciso investir na formação e no desenvolvimento dos professores (ANASTASIOU; PIMENTA, 2002, p.11-12).

A formação tradicional, enraizada em conceitos formais, vivenciada há décadas por educadores não deve seguir o mesmo modelo para a nova geração de docentes. O aprimoramento dos professores deve ser constante durante a prática profissional. As elaborações dos modelos pedagógicos, aplicados dentro da temática educacional, devem ser, sempre que possíveis reavaliados, para um melhor desempenho das atribuições do formador, em relação ao futuro dos formandos. E essencial que esse novo pensar, vá ao encontro das necessidades básica do educador, para melhor desempenho do mesmo. O profissional educador dentro da logística educacional deve estar atento as transformações dessa década. É primordial a remodelação da historia educacional, não compete mais aos educadores padrões “imitador”, “aprendiz”, ”compilador”, cabe ao professor adequar-se a nova realidade. O ser humano aprende com trocas dentro da relação ensino aprendizagem. Problematizar significa investigar, transformar (ECCO, 2009).
“Ensinar não é transferir conhecimento, mais criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (FREIRE, 1996, p.52).
A necessidade de formação continuada com qualidade á educadores é o envolvimento desses profissionais no processo de aprendizagem é essencial na construção de bases teóricas e praticas no desenvolver da sua profissionalização.
O



Resumos Relacionados


- Educação Inclusiva: Componente Da Formação De Educadores

- FormaÇÃo Continuada: Analisando Necessidades De Professores De 1ª à 4ª Série Da Rede Municipal De En

- A Formação Docente E Profissional

- Articulação De Pesquisa E Formação Docente

- A Docência No Ensino Superior: A Unidade Teoria E Prática



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia