Helena
(Machado de Assis)
O romance Helena, de Machado de Assis aborda o drama do amor impossível ; o amor entre irmãos. A história gira em torno de uma moça que, de forma inesperada, sobe na escala social. Inicia-se com a abertura do testamento do Conselheiro Vale. No citado testamento consta que Helena, moça internada num colégio de Botafogo, é sua filha, cujo segredo o conselheiro mantivera até a morte. O Conselheiro era um homem rico e tivera um caso com Ângela. A mesma tinha uma filha de nome Helena. Ele acreditava que Ângela era viúva e assumiu com bondade o lugar do pai de Helena.
Com sua morte, Helena não só passa a ser herdeira de uma imensa fortuna, como , por vontade do Conselheiro, passa a viver com Úrsula, irmã do Conselheiro e Estácio, agora seu meio-irmão, Dr. Camargo, amigo de Vale e médico da família, Eugênia, filha do Dr. Camargo.
Ao decorrer da narrativa, Helena vai impressionando mais e mais Estácio. Em face do seu temperamento expansivo e comunicativo, conquista a afeição de D. Úrsula, de Estácio e de Mendonça, amigo de Estácio
Estácio debete-se com o amor que sente pela irmã. Helena também sofre duplamente, pois sabe da verdade, mas não quer revelar, pois obedecer a vontade: primeiro do Conselheiro, que a tratava como um verdadeiro pai, depois o seu pai verdadeiro, que lhe aconselhara a não abrir mão da fortuna.
Quando Mendonça pede Helena em casamento, o padre Melchior percebe o drama de Estácio que reluta em consentir com o pedido do amigo.
Em busca de apóio espiritual, Helena ia conversar com o pai, que morava perto. O padre desconfia das visitas de Helena e conta para Estácio.
Estácio pressiona Salvador, o pai de Helena. O mistério é esclarecido, mas Estácio é advertido pelo padre que tudo deve continuar como está, pois diante da sociedade Helena é sua irmã, portanto eles não poderiam casar nunca. O que valia mesmo era a disposição do testamento no qual Helena era reconhecida como filha de Vale.
Helena fica muito chocada com tudo, adoece e morrer, para desespero de Estácio.
Resumos Relacionados
- Helena
- Helena
- Helena
- Helena
- Helena
|
|