BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Émile Durkheim - Resenha
(Carla Isidoro)

Publicidade
Émile Durkheim além de ser considerado um dos fundadores da sociologia moderna, é considerado o pai da sociologia da educação. A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta e, a construção do ser social – feita em boa parte pela educação – é a absorção do indivíduo de uma série normas e princípios (morais, religiosos, éticos, comportamentais, etc.) que determinam o comportamento do individuo na sociedade, segundo ele. Tinha como máxima que os “fatos sociais devem ser tratados como coisa”.
Durkheim acreditava que a palavra educação era empregada em um sentido muito amplo e, por isso, tinha sua própria definição do termo; cria que era preciso considerar os sistemas educacionais da atualidade e compará-los aos mais antigos e apontar o que era comum entre eles. Para ele não havia uma educação ideal: em uma sociedade poderiam existir vários tipos, de acordo com a classe social, religião, região, mercado de trabalho, etc. E cada sistema social define o seu tipo de educação para formar o “homem ideal”.
A educação, segundo o sociólogo, era considerada um fato social pelo qual o individuo era coagido a fim de integrar-se ao sistema social da sociedade em que vive e seus conteúdos são independentes da vontade do indivíduo. O indivíduo só pode agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende e não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada.
Durkheim acreditava que a educação tinha como objetivo promover na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto e seu caráter social é a formação do ser social em cada um de nós. A ação educativa formaria seres que tomariam parte no espaço público de suas sociedades e não restringido apenas o seu desenvolvimento individual.
O sociólogo francês pensava que a ação do Estado sobre a educação não deve ser restrita, pois ela tem a função social de adaptar a criança ao meio social. Isso não significa que deveria haver um monopólio da educação por parte do Estado, mas que o mesmo devia fiscalizá-lo quanto à comunhão de idéias e sentimentos que contribuem na organização da sociedade.
Para Durkheim, o educador deveria passar seu conhecimento cuidadosamente afim de não tirar a liberdade de pensamento dos jovens. As crianças trazem consigo somente a natureza do indivíduo ficando vulneráveis a imitar seus educadores. O professor tem naturalmente reconhecida a autoridade necessária para influenciar o aluno devido à superioridade de conhecimento acadêmico e empírico, os quais proporcionam eficiência no seu trabalho.
O legado que o educador transmite a seus alunos está diretamente ligado ao resultado de seu futuro como ser social, ou seja, como cidadão. O professor precisa acreditar no valor que tem o seu ministério: ele não está somente capacitando para o futuro profissional, mas, principalmente, para a formação deste ser social que agirá segundo a moral que rege a sociedade que vive. Cada sociedade tem um ideal para sua educação e o sei sucesso está intrínseco ao trabalho exercido pelos educadores, sejam eles pais ou mestres.



Resumos Relacionados


- Durkheim

- Durkheim E A Educação

- A Educação, A Sua Natureza, O Seu Papel

- O Que é Educação?

- O Que Vem A Ser Sociologia Da Educação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia