Notícias de uma guerra particular
()
O filme Notícias de uma Guerra Particular, dirigido por João Moreira Salles e produzido por Kátia Lund, em 1999, é um documentário brasileiro que retrata o estado de violência urbana no Brasil. As personagens principais são a polícia, o traficante e no meio da guerra entre os dois encontra-se o morador da favela. O filme mostra a relação entre os três no Morro Dona Marta, em Botafogo.
A polícia participa de uma guerra diária, classificada no filme pelo capitão do BOPE Rodrigo Pimentel como uma “guerra particular”. O morador acredita que o tráfico apresenta dois lados, um positivo que é a defesa a comunidade da entrada violenta da polícia na favela, e um lado negativo que corresponde a cobrança por essa defesa em que muitas vezes se dá na forma de violência. E o traficante acha que através do tráfico obterá o recurso financeiro necessário para manter uma boa condição de vida.
Quando a cocaína infiltra o espaço do pobre, o tráfico de drogas torna-se rentável, e por isso deveria haver uma defesa dos pontos de venda da droga, piorando a “guerra particular”. A mídia então conhece a violência da favela, pois passa a estar também no asfalto.
O documentário também aponta o surgimento do Comando Vermelho. Durante o regime militar, com o AI-5, o mandado de prisão de diversos bandidos no presídio de Ilha Grande faz com que o tráfico se organize. O projeto do Comando Vermelho era Paz, viver em paz na cadeia, Justiça social, o Comando Vermelho ocuparia todos os buracos deixados pelo poder, ou seja, faria tudo o que o governo não faz para a população marginalizada, e Liberdade, sair do presídio a qualquer custo. Porém no final da década de 80 e 90 a maioria desses bandidos foram presos ou mortos, ficando assim apenas o mito do Comando Vermelho, se desorganizando.
O tráfico confere um papel de líder aos seus comandantes, tendo como admiradoras pessoas de todas as idades, contribuindo para a crescente violência entre crianças menores de 12 anos. Mais do que respeito perante aos outros meninos e meninas, e a busca por um prato de comida, essas crianças querem muito mais, como por exemplo, roupas de marca, carros caros e poder sem limites.
A polícia foi criada para fazer segurança do Estado e da elite, tornando-se assim uma polícia política, mantendo o excluído sob controle. Dentre os grandes problemas para a deterioração do tráfico está o financiamento da classe média, facilitando a compra de armas, a corrupção da polícia, e a grande produção da indústria bélica estrangeira.
Resumos Relacionados
- Abusado - O Dono Do Morro Dona Marta
- Tropa De Elite
- Tropa De Elite
- Guerra E Terrorismo
- Guerra Ao Tráfico
|
|