Indústria Cultural, Meios de Comunicação e Cultura de Massa
(Teixeira Coelho)
Pensar em Indústria Cultural nos remete a pensar em televisão, rádio, cinema, selos e gravadoras musicais, teatro, enfim, entretenimento. Essa indústria agrega: cultura de massa feita através dos meios de comunicação de massa. Os primeiros jornais marcaram o aparecimento da Indústrial Cultural. Já a Cultura de Massa começou com a vinculação de romances de folhetim, de linguagem tipicamente simples, que falava do cotidiano da época e que anunciava empresas e produtos. Essa cultura continuou a se desenvolver e agregar outros produtos como cartazes e teatro de revista, tudo muito simplificado, massificado, pra muita gente. Isso só foi possível com a industrialização, quando os meios de comunicação alcançaram capacidade para chegar a muitas pessoas. Além disso, o consumo de bens através dessa economia de mercado surgida no século 19 foi essencial para a explosão do consumo desse tipo de produto, assim como de vários outros inerentes a ela. A industrialização foi responsável por transformar a arte e a cultura em bens de consumo, ou produtos. Até então, as produções culturais eram voltadas para uma materialização obras que expressavam as impressões críticas ou oníricas que o ser humano tinha de si mesmo e do mundo através da escrita, da música e da pintura.
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