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Édipo Rei
(Sófocles)

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Esta é a primeira parte de uma trilogia escrita (fora de ordem, e durante um período de vários anos) de Sófocles para explicar o destino da casa de Tebas. Os outros dois jogos são Édipo em Colono (circa 466 aC) e Antígona (circa 446 aC), Édipo foi realizada por volta de 430 aC. (Ésquilo jogar Sete Contra Tebas completa a história que temos desta família e seu governo dinástica, e os seus horríveis, mas infinitamente fascinante, destino). Kadmos King, fundador da dinastia ofendido os deuses, ea maldição colocada sobre ele, sua casa, e seus descendentes jogado para fora da quarta e quinta geração, atingindo seu clímax insuportável neste jogo.
No começo, há uma terrível praga de Tebas. Os deuses disseram que há um mal terrível que tenha sido cometido, e que os malfeitores devem ser descobertos e punidos. Como rei, Édipo assume essa responsabilidade para si e para sua cidade. Ele investiga a causa da morte do antigo rei de Tebas, e descobre que ele próprio é a pessoa que matou, em uma briga na estrada há muitos anos. Ele também acha que ele, que achava que ele tinha evitado a previsão do destino para ele pelo oráculo de matar o pai e casar com sua mãe, não tem evitado tudo isso, perceber, depois de questionar a Tirésias profeta cego e do pastor que recebeu da rainha filho a ser abandonada na montanha, que ele foi adoptado por aqueles que ele tinha considerado seus verdadeiros pais, até que ponto, e, finalmente, apesar dos argumentos de Jocasta (que descobri a verdade antes que ele fez, e entrou e se enforcou) a cair o assunto, continua até que ele também percebe a terrível verdade. Ele fez exactamente isso. Ele cega a si próprio no remorso e tristeza, e deixa a cidade e as crianças a realeza Creonte, irmão de Jocasta, a vaguear fora de procurar um lugar para ficar e buscar o perdão dos deuses.
A questão do destino versus livre-arbítrio humano está na origem do fascínio exercido por este interminável história sobre os antigos, e em muitos, muitos outros desde então. É o triunfo da vontade divina e destino de todos os homens de tentativas de violar-lo. Toda tentativa de Édipo e seus pais para evitar o padrão divino predito pelos oráculos e predisse o seu nascimento e, mais tarde, quando consultou o Oráculo de Delfos sobre a finalidade eo sentido da sua vida (como qualquer séria e devota jovem naquela época poderia , particularmente aquele destinado a se tornar um rei). Sua determinação para evitar o seu destino só garante ele. Suas tentativas natural dos pais para evitar o destino profetizado por ele desde o nascimento só tornou mais provável e, por fim, inevitáveis.
Muitas civilizações tiveram de lidar com o complexo de Édipo (a atracção sexual e / ou união de mãe e filho) - alguns explicou isso como uma prerrogativa divina, outros disseram que poderia acontecer e era compreensível e desculpável se termina logo que a conexão foi revelada . Muitas sociedades têm proibido (por pressão de costume e social, se não proibição definitiva) casamento ou uniões sexuais entre os indivíduos com uma diferença de idade suficiente para fazer tais uniões como uma possibilidade. Alguns adopção praticamente proíbem fora do grupo de parentes imediatos, onde verdadeiras relações físicas são conhecidas, tais uniões incestuosas e, portanto, é impossível ou altamente improvável, de loucura absoluta. Nossa sociedade é um dos poucos que tem lidado com essa atracção pai-filho de forma consciente, personalizada, embora o horror com que a abertura revelações de Freud "desses natural (apesar de proibido, como actos) sentimentos e fantasias quase destruíram a nossa civilização, agitando para suas fundações. Os antigos gregos projectavam seus medos, anseios, e apaixonadamente negado consciência pessoal sobre Édipo, viu o seu castigo divino (ainda que ele era, de fato, um inocente, em quase todos os sentidos), e assim recebeu catarse para os seus próprios desejos pessoais, e não reconhecida necessidades, que poderiam tê-las destruído, suas famílias e, em parte, sua sociedade e sua viabilidade.



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