A mitologia grega
(pierre grimal)
O mito é uma presença constante da vida: deixou de pertencer à esfera exclusiva dos deuses e dos herois e passou a impregnar o nosso quotidiano. Se a deusa Afrodite e o heroi Héracless, tal como os seus equivalentes nas culturas ditas primitivas, vêem as sua histórias rotuladas como mitos ou se as aventurase actos de coragem merecem, por vezes o mesmo epíteto, a verdade é que é vulgar os meios de comunicação de maassa utilizarem o vocábulo referindo um jogador de futebol, uma actriz de cinema ou um político.Do mito grego ao mito dos nossos dias, o percurso é longo e demorado, mas não contraditório e passa por um vasto conjunto de produções do imaginário humano. Surge na Grécia, reaparece em Roma, mastambém entre os Celtas ou entre os Bosquimanos, na Ásia como na América, na África ou na Oceânia. As histórias da mitologia, com roupagens diversas brotam em todas as culturas.O mito é unversal.Dá-se o nome de mitologia grega ao conjunto das narrativas maravilhosas e das lendas de todo o género que os textos e os monumentos figurados demonstram que se propagaram nos paises de lingua grega, entre o século IX ou VIII antes da nossa era, época a que se reportam os poemas homéricos, e o fim do paganismo, três ou quatro séculos depois de Jesus Cristo.Todos os povos num momento da sua evolução, tiveram lendas, narrativas maravilhosas às quais acrescentaram durante algum tempo, a fé. A maior parte das vezes, as lendas, porque fazem intervir forças ou seres considerados como superiores aos humanos, pertencem ao dominio da religião. Apresentam-se então, como um sistema mais ou menos coertente, de explicação do mundo, sendo criador cada um dos gestos do heroi de quem se cantam os feitos e acarretando consequências que se repercutem no universo inteiro.
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