Como um vírus infecta um organismo
()
A maioria dos vírus reproduz-se em determinadas células de certos organismos. Por exemplo, os vírus que causam as gripes reproduzem-se em células do sistema respiratório humano.
Os vírus não podem viver fora das suas células particulares. Têm de ser levados ao interior do organismo pelo fluxo do ar ou por outros meios, para em seguida serem transportados pelos líquidos do corpo até ás células.
Quando um vírus estabelece contacto com uma célula em que pode penetrar, fixa-se nela em áreas chamadas receptoras. Nessas, substâncias químicas ligam o vírus á célula e ajudam-no, ou ao seu ácido nucleico, a entrar na célula. O ácido nucleico assume então o controle do processo de produção de proteínas da célula.
Anteriormente, a célula só produzia as proteínas especificadas pelos seus genes, que são as estruturas hereditárias da células, e são constituídos por ácido nucleico. Uma célula que foi infectada por um vírus começa a produzir as proteínas que são indicadas pelo ácido nucleico do vírus. Essas proteínas, possibilitam ao vírus reproduzir-se centenas ou milhares de vezes.
Á medida que novos vírus são produzidos, são libertados da célula e vão infectar outras células. Os novos vírus ficam sem vida logo que saem da célula mãe, mas retomam a actividade logo que penetram noutra célula.
Começam então a reproduzir-se e assim a infecção atinge um número crescente de células.
Quando um vírus se reproduz, altera a organização química da célula. Essa modificação geralmente lesa ou mata a célula e resulta em doença se muitas células são infectadas.
Resumos Relacionados
- Vírus
- Aids- Entendendo O Ciclo Do Vírus
- A Célula
- Virus
- Gripe Suína - Como Age O Vírus
|
|