Sociedade dos Poetas Mortos
()
O filme Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society), dirigido por Peter Weir.Conta a história de um ex-aluno da escola preparatória Weltom Academy (uma escola muito conservadora, só para garotos), que se torna o novo professor de Literatura Inglesa.
O objetivo do Sr. Keating é fazer com que os alunos da Weltom Academy aprendam a pensar por si mesmos. Ele acredita que devemos aprender Literatura da forma mais humana possível. Para ele, a poesia existe porque somos humanos e precisamos expressar nossa subjetividade. E acaba transformando a vida de um grupo de alunos dessa escola preparatória para rapazes, ele surpreende a todos com métodos heterodoxos de ensino.
Logo em sua primeira aula, ele manda que os alunos arranquem as páginas iniciais de um livro de poesia, afirmando que medir a poesia através de gráficos não é a forma correta de se apreciá-la. A partir daí, declama Shakespeare imitando John Wayne e Marlon Brando, recita Thoreau e Walt Whitman sem empolação e, com isso incentiva os meninos a recriarem um projeto de seus tempos de estudante: a Sociedade dos Poetas Mortos.
A poesia é muito mais que se sentar atrás de uma mesa e colocar coisas no papel. Poesia é jeito de ser. De se movimentar. Poesia se faz a toda hora. E ela não tem regras, a não ser a sua própria sensibilidade. Ele mandava seus alunos vivenciarem a expressão 'CARPE DIEM', que é viver o momento, aproveitar as coisas da vida, hoje; o que se tem em mão e acima de tudo, não fazer só poesia no papel, como também vivenciá-la.
O que Keating ensina a seus alunos e conseguintemente ao público, é viver com lealdade a seus ideais, conservando a esperança e deixando desabrochar suas ideias próprias. Incomodou sobremaneira os seus superiores, porém, encantou o público.
Resumos Relacionados
- Sociedade Dos Poetas Mortos
- Sociedade Dos Poetas Mortos
- Http://cine7.blogspot.com/2005/10/o-clube-dos-poetas-mortos.html
- Sociedade Dos Poetas Mortos
- A Sociedade Dos Poetas Mortos
|
|