A Importância do Aleitamento Materno
()
A Importância do Aleitamento Materno
O aleitamento materno traz vários benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê sendo de grande importância a amamentação, especialmente nos seis primeiros meses de vida do bebê.
Para a mãe a amamentação traz os seguintes benefícios:
A proteção contra a osteoporose, recuperação pós-parto mais rápida, a redução as chances da mãe ter câncer de mama e de ovários. E ainda se evita gastos com fórmulas infantis, hospitais, leite de vaca favorecendo a economia no orçamento familiar e o tempo gasto no preparo da alimentação.
As vantagens para o bebê são as seguintes:
Protege o bebê contra várias doenças como alergias, doenças respiratórias, asma, diarréia, entre outras doenças, por ser um alimento de fácil digestão, não sobrecarrega os rins e o intestino e favorece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
É o alimento nutricionalmente mais completo que existe, possui em sua composição os seguintes nutrientes: Proteínas Lipídeos, Carboidratos, Minerais e Vitaminas, adequados em quantidade e qualidade para a saúde do lactente. Por isso, durante os seis primeiros meses de vida do bebê o seu uso deve ser único e exclusivo dispensando-se a introdução de outros alimentos como mingau, sucos, chá ou água.
A partir do sexto mês de idade, já se pode introduzir outros alimentos como sucos, papinhas de legumes e frutas em sua alimentação, mas é necessário que se mantenha a amamentação, aliás, o ideal é que a mesma dure até os dois anos de idade para que a criança tenha maior imunidade contra as doenças.
Entretanto para que a mãe possa estar amamentando seu filho por um período maior, deve-se observar os seguintes fatores:
Quando o bebê começa a mamar, desde o seu nascimento, a descida e a produção de leite acontecem num tempo mais rápido, então quanto mais o bebê mama, mais leite se produz, pois a produção do leite é decorrente da sucção do bebê e para manter boa produção de leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite.
Também é muito importante que a mãe tome de no mínimo um litro de água por dia, descanse sempre que possível, nos intervalos das mamadas e tenha uma alimentação saudável. Comer goiabada ou tomar cerveja preta, como algumas pessoas tendem a indicar, são apenas mitos e não influenciam no aumento da produção de leite.
Não é necessário tomar mais de quatro copos de leite de vaca por dia para produzir leite, alimentos ácidos não "talham" o leite, porém, ingerir café, chá preto ou mate e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê é aconselhável parar temporariamente com esses alimentos.
O cigarro e as bebidas alcoólicas podem afetar a saúde do bebê.
Para o bebê mamar mais, deve-se oferecer apenas o leite materno e não incluir nenhum outro tipo de alimento em sua alimentação nos primeiros meses de vida.
Enfim, o leite materno é o melhor alimento para os bebês, por isso, é necessário que as mães estejam bem informadas sobre as práticas saudáveis de amamentação para elas e seus bebês!
Resumos Relacionados
- O Leite De Vaca E A Amamentação
- Amamentação
- Vantagens Do Aleitamento Materno
- Alguns Conselhos Durante Gravidez AmamentaÇao, E Para O BebÉ Parte 3:
- Leite Materno.
|
|