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A construção social da realidade
(Peter L. Berger e Thomas Luckmann)

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1. A construção social da realidade – tratado desociologia do conhecimento Como é possível quea atividade humana produza um mundo de coisas? Para compreender a “realidade sui generis” da sociedade é necessárioinvestigar a maneira pela qual esta realidade é construída. Esta investigação éa tarefa da sociologia do conhecimento. Abordando o tema dasubdisciplina sociológica chamada de “sociologia do conhecimento” (Max Scheler,1920), a obra de Berger e Luckmann, traz um novo enfoque sobre esse campo.Segundo os autores: a sociologia do conhecimento deve tratar da construçãosocial da realidade. A análise da articulação teórica desta realidadecontinuará sendo parte desse interesse, mas não é a mais importante. O que sugerimosaqui é uma redefinição de longo alcance do âmbito da sociologia doconhecimento, muito mais ampla do que tudo quanto até agora se entendeu comoconstituindo esta disciplina. O livro é umtratado teórico sistemático de sociologia do conhecimento, leitura quenecessita um conhecimento prévio e introdutório sobre a ciência da sociologia. Muitas reflexõessurgem a partir da ideia principal declarada que a realidade é construídasocialmente, portanto, a sociologia do conhecimento deve analisar o processo emque este fato ocorre. Por isso a leitura se torna lenta e pensativa, poisafinal é um momento raro de compreensão sobre o mundo. Pois não fazemos isso todosos dias quando acordamos, ou seja, ter a preocupação de interpretar ou analisarteoricamente o mundo, apesar de vivermos em um mundo de algum tipo. No ponto de vistados autores a sociologia do conhecimentodeve ocupar-se com tudo aquilo que passa por (ou seja, que é considerado) “conhecimento”em uma sociedade, independentemente da validade ou invalidade última (porquaisquer critérios) desse conhecimento. E na medida do seu desenvolvimento,transmissão e manutenção nas situações sociais, a sociologia do conhecimentodeve procurar compreender o processo pelo qual isto se realiza, de tal maneiraque uma realidade admitida como certa solidifica-se para o homem da rua. Ela ocupa-secom o que os homens “conhecem” como realidade em sua vida cotidiana, oconhecimento do senso comum, e não as idéias são o foco central da sociologiado conhecimento. É justamente este conhecimento que constitui o tecido (trama)de significados sem o qual nenhuma sociedade poderia existir. Todas as tipificações do pensamento do senso comum sãoelementos integrais do concreto Lebenswelt histórico e socio-cultural em queprevalecem, sendo admitidas como certas e socialmente aprovadas. Sua estrutura determina entre outras coisas a distribuição social do conhecimento e suarelatividade e importância para o ambiente social concreto de um grupo concretoem uma situação histórica concreta. Acham-se aqui os problemas legítimos dorelativismo, do historicismo e da chamada sociologia do conhecimento. (Schutz,1962) Trata das relações entreo pensamento humano e o contexto social dentro do qual este surge, seconcentrando no fator social. A sociologia do conhecimento herdou de Marx (1844) a ideia de que o pensamento humanofunda-se da atividade humana (“trabalho” no sentido mais amplo da palavra) enas relações sociais produzidas por esta atividade. De modo geralpode-se dizer que a sociologia do conhecimento representa uma aplicaçãoespecifica daquilo que Nietzsche chamava adequadamente a “arte da desconfiança.”Nietzsche desenvolveu sua própria teoria da “falsa consciência” em suas análisesda significação social do engano e do autoengano e da ilusão como condiçãonecessária da vida. Com os exemplos efatos analisados durante todo o texto, percebe-se fortemente o acréscimo de umanova perspectiva do uso do pensamento humano como instrumento na luta pela sobrevivênciae pelo poder. Já compreendido por muitos sociólogos, filósofos e pesquisadoresque se dedicam ao estudo desta área, a tarefa da sociologia do conhecimento é acumulardiferentes perspectivas referentes ao objeto do conhecimento, isso o torna maisclaro, possibilitando assim uma importante ajuda na procura de qualquerentendimento correto dos acontecimentos humanos. Desta forma, com areunião de todas essas teorias e exemplos citados no texto “A construção social da realidade– Tratado de sociologia do conhecimento” faz o leitor repensar como eleindividualmente atua, contribui e ajuda a construir a realidade social e tudo ao seu redor. Bem como a observara relação contrária, ou seja, da influência do que já é visto como real nacomunidade, na geografia e no meio cultural em que está inserido modificando diariamentea sua visão e concepção de mundo, construindo o seu pensamento socialindividual.



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