BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Ganchos de Como Agarrar o Leitor!
()

Publicidade
O canadense Marshall McLuhan
em seu livro “Understanding media” (“Compreendendo os meios de comunicação”),
de 1964, publicou a teoria da “temperatura”, em que fundamenta sobre as mídias
“quentes” e as mídias “frias”. As mídias “quentes” transmitem uma grande
quantidade de informações, que são precisas e nítidas, com formalização, tensão
e rigidez, que exige grande esforço de descodificação e atraem pouco. Já as
mídias “frias” por conterem poucas informações, serem menos precisas, conterem
baixo grau de formalização, de rigidez e de tensão, acabam atraindo mais a
atenção do destinatário, pois são mais fáceis de serem descodificadas. Levando em conta o repertório
e as condições de recepção do destinatário, o melhor seria utilizar alguns
ganchos frios para atrair a atenção do leitor. Depois de “agarrado”, o
destinatário poderá receber mensagens mais “quentes”.Para ser eficaz, a mensagem
escrita não deve ser muito sobrecarregada. Por isso, é interessante o uso de
imagens para evitar a sobrecarga de informações e facilitar a descodificação da
mensagem.Os signos visuais têm um nome
específico: signos icônicos. Eles não dependem muito do conhecimento do código,
e sua descodificação é quase que instantânea, pois a relação entre o
significante e o significado é muito próxima.

Enquanto adescodificação do
signo linguístico é linear, a descodificação do signo icônico é contínua e
global, sendo econômica e rápida.É interessante “temperar” a
mensagem com alguns elementos emotivos e poéticos, para que o leitor fique
atraído pelo texto. Se
utilizarmos expressões afetivas e recursos poéticos, estaremos tornando mais
agradável a descodificação da mensagem. Inserir fatos pouco prováveis
pode surpreender o leitor. Para isso, basta “quebrar” a expectativa normal do
destinatário.



Resumos Relacionados


- Linearidade Ou Iconicidade?

- Técnicas Da Comunicação Escrita

- Nossa Bagagem Cultural, Nosso Repertório

- Definição Do Processo De Comunicação

- Processo De Comunicação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia