BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Economia
(Paul Samuelson; William Nordhaus)

Publicidade
Os economistas tem-se debruçado especialmente sobre a concorrência perfeita, uma vez que as estruturas concorrenciais são fáceis de compreender.Em todas as economias de mercado, a maioria dos ramos de actividade tem elementos significativos de concorrência imperfeita. Neste resumo irão ser abordadas as formas de concorrência imperfeita: concorrência monopolística, monopólio e oligopólio. A concorrência perfeita tem preços mais baixos e as produções são maiores do que em concorrência imperfeita.A concorrência perfeita é designada "como um mercado no qual qualquer empresa é tão pequena que não afecta o preço de mercado". Exemplo: trigo, algodão."A concorrência imperfeita verifica-se num sector de actividade sempre que existam vendedores individuais que detêm alguma parcela de controlo sobre o preço de produção desse sector."A concorrência imperfeita não significa necessariamente que uma empresa detenha o poder absoluto sobre os preços. Os concorrentes imperfeitos lutam regularmente para aumentar as suas quotas de mercado, existe sempre uma rivalidade que não é eliminada.Esta rivalidade inclui: publicidade, invenção de melhores produtos.Por outro lado, a concorrência perfeita nada diz acerca sobre o conceito de rivalidade, apenas revela que qualquer empresa num determinado sector pode vender tudo o que quiser. Comportamento dos Concorrentes Imperfeitos Tipos de imperfeições de mercado, fontes dessas imperfeições de mercado, fontes dessas imperfeições e as medidas de poder de mercado. Tipos de Concorrência Imperfeita "A estrutura de mercado de um ramo de actividade descreve as características de um ramo, em especial o número e dimensão das empresas vendedoras, a dimensão da concentração empresarial e o grau de homogeneidade ou heterogeneidade dos seus produtos" Monopólio Este é o nível mais extremo que a concorrência imperfeita pode atingir. Um vendedor possui a totalidade de um controlo de um ramo de actividade. É o único a produzir nessa actividade e não existe outro a produzir um produto que o substituta.Oligopólio Significa poucos vendedores. Um oligopolista pode ser um reduzido número de vendedores que produzem um produto idêntico. Se o número de vendedores é pequeno, cada um pode ter uma grande influência no preço de mercado. Este tipo de Oligopólio é frequente em numerosos sectores básicos onde a produção é bastante homogénea e a dimensão da empresa é grande.O segundo tipo de Oligopólio é tipificado pelo ramo de actividade em que há poucos vendedores de produtos diferenciados.Concorrência Monopolística "Um número elevado de vendedores produz produtos diferenciados. Esta estrutura de mercado faz lembrar a concorrência perfeita pelo facto de existirem muitos vendedores, nenhum dos quais tem uma grande quota de mercado. Difere da concorrência perfeita pelo facto de os produtos serem diferenciados e não idênticos".



Resumos Relacionados


- Preços E Mercados(continuaçao)

- Preços E Mercados(lei Da Oferta E Da Procura/ Mercados)

- Mercado In: Economia - Conceitos

- Regimes De Mercado: A Concorrência Imperfeita

- Regimes De Mercado: A Concorrência Perfeita



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia