BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Como Preparar Um Plano De Marketing ( Primeira Parte )
(WESTWOOD, John)

Publicidade

Marketing ? Conceitos Básicos
Para a empresa manter posições no mercado, penetrar e conquistar mercados é necessário que se tenha um bom plano de marketing. Um plano de marketing pode ser preparado em partes dentro de uma empresa, por produtos ou áreas individuais.
O que é venda?
É uma conseqüência ou resultado obtido através do marketing.
O que é marketing?
Planejar, executar, ter as respostas e obter as vendas, escolher os produtos, mercados de comunicação, valer, para que assim obtenha o lucro. Ou seja, é o produto certo, na hora certa e o consumidor bem informado.
 
O marketing envolve quatro pontos:
·                    Produto: Algo que pode ser oferecido ao mercado, para satisfazer a necessidade ou um desejo.
·                    Preço: Valor percebido pelo cliente, você define o público alvo e fornece descontos por quantidade, sempre visando o lucro após o exercício, e o preço do valor percebido pelo cliente.
·                    Promoção: É definir que tipo de divulgação/comunicação, que iremos utilizar para promover/divulgar, o produto, para que assim atraia mais consumidores. Pode ser através de rádio e TV, onde o público alvo é mais abrangente, através também de mala-direta, ou seja, elaborar a promoção através dos meios de comunicação de marketing ao público que deseja atingir.
·                    Distribuição: Após já ter feito análise de produto, preço e promoção vem a distribuição que é alcançar o cliente e ao mesmo tempo satisfazer-lo, para que assim desenvolva uma política lucrativa e ao mesmo tempo em que satisfaz o cliente.
Planejamento de marketing
Consiste em desenvolver métodos dos recursos de marketing para alcançar seus objetivos. É utilizado para segmentar mercados, identificar a posição de mercado, a tamanho de planejar uma participação viável dentro de cada segmento.
Analisar oportunidades, selecionando mercados, estratégia  programas.
Em resumo o plano de marketing, reflete um resumo executivo, situações atuais, análise de oportunidade, objetivos, estratégias, programas de ação, demonstração de resultados e controle.
Analise da situação ? A auditoria de marketing
Trata-se de um exame do mercado, clientes e concorrentes. Envolve pesquisas de marketing e coleta de dados. Deve ocorrer dentro da empresa e também nos setores externos a empresa.
A auditoria da atividade de marketing é um estudo do marketing mix da empresa ? produto, preço, promoção e praça.
A auditoria do sistema de marketing ? pesquisa de mercado envolve a coleta de informações sobre o mercado e uma analise dessas informações, a pesquisa é utilizada para:
Dar descrição do mercado;
Monitorar como o mercado muda;
Decidir que ações devem ser tomadas pela empresa e avaliar os resultados.
 
A pesquisa consiste em dados primários e secundários. Os primários são obtidos de fontes diretamente do mercado, que podem ser conseguidos por pesquisa de campo. Os dados secundários ou pesquisa de gabinete são baseados em fontes de dados em fontes já existentes, que podem ser;
Estatísticas governamentais;
Catálogos comerciais;
Associações comerciais;
Relatórios sobre o assunto.
 
A pesquisa envolve obter informações de mercado e de produto, nas informações de mercados devem abranger:
Tamanho do mercado ? Pequeno, segmentado;
Características do mercado ? Quem são os principais clientes, fornecedores;
Situação do mercado ? Novo, maduro, saturado;
Canais de distribuição ? quais são.
 
As informações do produto estão diretamente ligadas à empresa,concorrentes e fornecedores e envolvem:
Clientes em potencial ? quem são, onde estão;
A própria empresa ? necessário modificar produto, desenvolver novo, como é vista no mercado;
Seus concorrentes ? quem são, onde estão localizados, preços praticados.
 
A pesquisa interna de mercado pode tornar-se um problema, pois as informações internas são muitas e isso dificulta a avaliação do que é mais importante, outra situação encontrada nesse tipo de pesquisa é que as informações não estejam à disposição de forma correta.
 
A segmentação de mercado tem o objetivo de atender a grande diversidade de clientes, pois um pode querer o produto de uma forma diferente do que outro e também assim como a necessidade ou benefícios de acordo a cada um, por essa segmentação pode-se tomar a decisão de que caminho seguir com sua empresa. As principais formas de definir uma segmentação de mercado pode ser:
Por área geográfica;
Por produto;
Por aplicação;
Por indústria.
 
Antes da realização de uma coleta de dados, é propicio elaborar uma lista de checagem das informações que irão compor o plano de marketing, que devera conter pelo menos detalhes sobre a segmentação que se deseja, base de clientes e atividades e participação dos concorrentes no mercado em vista. Essa lista poderá conter Históricos de vendas, clientes e concorrentes, dados sobre essas questões serão muito úteis para as tomadas de decisões.
 
Os dados podem ser apresentados em virtude da abragencia do plano, podendo ser divididos em tabelas individuais por área geográfica, produto, setor industrial. Essas informações podem estar dispostas em planilhas ou gráficos.
 
Completando a pesquisa surge a necessidade da analise das informações obtidas e apresentá-las de uma forma que possa ser usada e analisada para o sucesso do planejamento que fora elaborado, essa analise poderá ajudá-lo em:
Rever o clima econômico e comercial;
Identificar oportunidades e ameaças;
Comparar a empresa com seus concorrentes;
 
Os resultados da analise devem ser incluídos no plano de marketing com os títulos:
Pressupostos;
Vendas;
Produtos-chave;
Áreas-chave de vendas.
 
O processo-chave utilizado nessa situação é a analise PFOA (Potencialidades e Fragilidades relacionadas às nossas Oportunidades e Ameaças no mercado).  As potencialidades e fragilidades referem-se à empresa e seus produtos, já as ameaças e oportunidades, geralmente estão relacionadas aos fatores externos a empresa de onde não se tem controle sobre os mesmos. Esse processo envolve a compreensão e a analise das potencialidades e fragilidades da empresa identificando as ameaças ao negocio e as oportunidades que vierem a surgir no mercado.



Resumos Relacionados


- Zodiac

- O Perfume: História De Um Assassino

- Life Says Impossible?????????

- Daniel Deronda

- Transport Management



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia