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A Corrosão Do Caráter (ii)
(Richard Sennett)

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Este é a continuação do resumo do livro de Sennet. Seguem abaixo os tópicos relativos a tal resumo:
5 ? No capitalismo flexível observamos a necessidade de mudar de posição, de busca de novas alternativas, mesmo que com incertezas, onde as instituições induzem os indivíduos a mudanças de vida. A instabilidade das organizações flexíveis impõe esta necessidade de mudança de vida aos trabalhadores. Como forma de caminhada às incertezas observamos as mudanças laterais ambíguas, onde as pessoas Se movem lateralmente, acreditando estar subindo; perda retrospectiva, onde as pessoas se arriscam sobre as mudanças que podem vir a implicar em novas posições, onde os retrospectos poderão dizer sobre decisões negativas que foram tomadas, são tomadas de decisão inúteis oriundas de dados da própria organização; ou ainda os resultados salariais imprevisíveis, onde calculam quanto podem vir a ganhar com mudanças de posição dentro das organizações ou até mesmo na mudança de empresas.6 ? A nova ética do trabalho se estabelece no trabalho em equipe onde se destaca a solidariedade no grupo, a sensibilidade aos outros com capacidade de ouvir e de se adaptar as diversas circunstâncias exigidas no ambiente interno e externo, sendo necessário maior cooperativismo. Evita-se as questões difíceis, pessoais e partilhadas, onde os grupos tendem a manter-se juntos na superfície das coisa. "O trabalho em equipe deixa o reino da tragédia para encenar as relações humanas como uma farsa".7 - O fracasso não é mais a perspectiva normal, apenas dos pobres ou desprivilegiados, tornou-se mais conhecido como um fato regular na vida da classe média.Hoje o desejo de status e carreira não é novo, vem do século XIX, a narrativa de vida de uma carreira é uma história de desenvolvimento interior, que se desenrola por habilidade e luta, o desenvolvimento do caráter só é possível pelo esforço organizado em longo prazo.Sennett descreve que alguns profissionais da IBM acreditavam que suas carreiras seriam em longo prazo, depois de demitidos descobriram no próprio fracasso uma certa revelação da carreira de suas vidas.A IBM era administrada por Thomas Watson Sr., onde parecia mais com um feudo pessoal, a empresa era dirigida como um exército, com emprego vitalício para a maioria dos empregados e uma espécie de contrato social entre administração e mão-de-obra, em 1956 Thomas Watson Jr, assumiu o lugar do pai, ele sabia delegar mais e ouvir melhor, proporcionando maiores benefícios aos empregados, após 1980 houve grandes perdas para o mercado da IBM, Thomas Watson Jr. se aposentou, entrando outros presidentes em seu lugar. Em 1993, a IBM procurou substituir as rígidas estruturas hierárquicas por formas mais flexíveis de organização, e com uma produção flexível orientada para pôr mais produtos no mercado com maior rapidez. A estabilidade dos 400 mil trabalhadores mudou, onde muitos foram embora.Depois de algum tempo os trabalhadores que foram demitidos sentavam-se em um café em Nova York para discutir o fracasso. Quando Sennett se junta a eles, no começo todos se achavam vítimas passivas da empresa, mas depois mudaram o foco para seu próprio comportamento, esses trabalhadores acreditavam que tinham sido traídos pela IBM, um funcionário disse a um jornalista em 1990 que havia muito mais nervosismo sem a segurança, a lealdade à empresa havia morrido.A IBM passou a contratar mão-de-obra indiana, onde pagava muito menos do que aos americanos. Esses homens que se juntavam num bar reconheceram a qualidade de trabalho que vinha da Índia, esses trabalhadores passaram a pensar no que deveriam ter feito antes de suas carreiras chegarem ao ponto que chegara, só que o tema das discussões era mais o fracasso que o controle. Eles julgavam que estiveram errados em não se qualificar em computadores pessoais, pois foi o que alguns arriscaram acreditando na internet, acreditavam que deveriam ter corridos os riscos.Sennett percebeu que seus vizinhos abandonaram a busca dos cargos de vereadores e membros de conselhos escolares para ter o compromisso comunitário na participação de suas igrejas locais, eles haviam se voltado para dentro.Os programadores queriam enfrentar seus fracassos, entendê-lo em termos de seus próprios caracteres, eles precisam enfrentar a realidade do fracasso e de seus próprios limites. Para eles o que importa não é o que aconteceu, mas o que eles deveriam ter feito a alguns anos, que deveriam ter tomado suas vidas em suas mãos, isso se torna responsabilidade deles, só quando aceitarem isso é que podem começar a enfrentar o fato de que fracassaram nas suas carreiras.Após algum tempo a interpretação quanto a IBM tornou-se de forma mais realista.Hoje há necessidade de um eu maleável, uma colagem de fragmentos em incessante vir a ser, sempre aberto a novas experiências, são essas as condições adequadas ao trabalho de curto prazo, a instituições flexíveis e ao constante correr riscos.Por fim os programadores falavam com um ar mais de resignada finalidade que de raiva sobre o fato de estarem passados, de terem destruído suas chances, se sentiram desobrigados de continuar lutando. Quem provou profundamente um fracasso reconhecerá o impulso: diante da destruição da esperança e do desejo, a preservação de nossa voz ativa é a única maneira de torná-lo suportável, assim a narrativa deles tentou uma espécie de autocura. O trabalho curativo do criar uma narrativa não limita seu interesse a fazer os fatos saírem da maneira certa, em vez disso, uma boa narrativa reconhece e sonda a realidade de todas as formas erradas que a vida pode produzir e produz, a moral da narrativa está na forma, não no conselho.



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