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A Divina Comédia
(Dante Alighieri)

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Ao fazer com que cada terceto
antecipe o som que irá ecoar duas vezes no terceto seguinte, a terza
rima dá uma impressão de movimento ao poema. É como se ele
iniciasse um processo que não poderia mais parar. Através do
desenho abaixo pode-se ter uma visão mais clara do efeito
dinâmico da poesia: Os três livros que formam a Divina
Comédia são divididos em 33 cantos cada, com
aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso
isolado no final. O Inferno possui um canto a mais que
serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos.
Os lugares descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o
paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no
total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os três livros rimam no
último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle,
que significa 'estrelas'. Dante chamou a sua obra de Comédia.
O adjetivo Divina foi acrescido pela primeira vez em
uma edição de 1555. A Divina Comédia excerceu grande
influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros
artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como
Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e
William Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os
compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram
partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz
Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas
sinfônicos. Inferno: Quando Dante se encontra
no meio da vida, ele se vê perdido em uma floresta escura, e sua
vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar
da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua
salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um
leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar para a
selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta
da antigüidade que ele admira - disposto a guiá-lo por um
caminho alternativo. Virgílio foi chamado por Beatriz, paixão
da infância de Dante, que o viu em apuros e decidiu ajudá-lo.
Ela desceu do céu e foi buscar Virgílio no Limbo. O caminho
proposto por Virgílio consiste em fazer uma viagem pelo centro
da terra. Iniciando nos portais do inferno, atravessariam o mundo
subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório. Dali,
Virgílio guiaria Dante até as portas do céu. Dante então
decide seguir Virgílio que o guia e protege por toda a longa
jornada através dos nove círculos do inferno, mostrando-lhe
onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos
condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e
demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer.
Passando por Lúcifer, conseguem escapar do inferno por um
caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e assim
voltar a ver o céu e as estrelas. Purgatório:
Saindo do inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de uma
altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão
alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo
chegando a alcançar o céu. Na base da montanha encontram o
ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente
dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no
purgatório propriamente dito. Depois de passar pelos dois
níveis do ante-purgatório, os poetas atravessam um portal e
iniciam sua nova odisséia, desta vez subindo cada vez mais.
Passam por sete terraços, cada um mais alto que o outro, onde
são expurgados cada um dos sete pecados capitais. No último
círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio e segue
acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa
o purgatório do paraíso terrestre. Finalmente, às margens do
rio Letes, Dante encontra Beatriz e se purifica, banhando-se nas
águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às
estrelas. Paraíso: O Paraíso de Dante
é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual (onde
não há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico
de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete
planetas (LuMercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e
Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o
céu cristalino e último círculo da matéria. Ainda no paraíso
terrestre, Beatriz olha fixamente para o sol e Dante a acompanha
até que ambos começam a elevar-se, transumanando.
Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários céus do paraíso e
encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador
Justiniano. Chegando ao céu de estrelas fixas, ele é
interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e
religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para
prosseguir. No céu cristalino Dante adquire uma nova capacidade
visual, e passa a ter visão para compreender o mundo espiritual,
onde ele encontra nove círculos angélicos, concêntricos, que
giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa
Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de sentir o
amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move
o Sol e as outras estrelas".



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