BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Uma crítica sobre Literatura e Ensino - Roland Barthes
(Barbara Tavora)

Publicidade
De onde vem o gosto pela leitura? Haveria prazer no ato de ler? De qual prazer se fala, quando se fala no prazer da leitura? Ler é o ato que precisa de outro para reconhecer e legitimar sua inauguração. É por isso que, na escola, pede-se que se mostre o que se sabe. Na escola lê-se em voz alta, tanto para convencer de que se deve ler, quanto para ensinar o que se deve ler. Escolhendo o que deveria ser lido e como deveria ser lido, a escola pretende desenvolver o gosto pela leitura. A escola deve estabelecer como prioridade, que a leitura deve dar lugar ao trabalho, e ser ela mesma parte de um trabalho. Pode-se fazer de um trabalho um prazer? Sim, pode, depois de uma elaboração muito paciente. Tem que dar aos alunos a possibilidade de criar algo completo, que é impossível levando-se em consideração vários fatores. Criar implica um certo trabalho. Mas, em cima desses exercícios "incompletos", é possível sensibilizar os alunos para a produção e para a recepção dos efeitos. Considerando as práticas de leitura e produção (escrita), pode-se ensinar literatura? No amor pela procriação, pela criação, que o escritor escreve. É nesse amor dele que estamos imersos quando lemos, pois o que também procuramos é o belo, algo que seja capaz de de nos fazer conceber aquilo que estavámos prenhes há muito tempo e sobre o que nada sabíamos. Opera-se em nós uma criação do pensamento e das demais virtudes¹. Diferentes autores nos oferecem a chance única, irrepetível, de descobrir em nós mesmos, e de criar, diferentes maneiras de lidar com o texto. E retorna-se a pergunta: Pode-se ensinar literatura? Só é preciso ensinar isso, porque dela se aproximam todos os saberes. Um texto, uma leitura, me faz saber capaz de qualquer coisa. A literatura é a mediadora do saber. Dizem alguns, que basta saber ler. Uma prática de leitura, uma prática de criação de texto nos remete a literatura, pois é ela quem nos oferece essas oportunidades. Só é preciso ensinar literatura. Ler é uma palavra polissêmica e está presente em diversos campos do conhecimento e do fazer: na astronomia, no direito, na filosofia, na retórica... É o ato ou aquilo que atesta veracidade ou a autenticidade de alguma coisa; o processo pelo qual se verifica a exatidão de um cálculo. Ler nos ensina a pensar, pensar articuladamente, sempre acreditando que cada idéia faz parte de um texto em sua inteireza, mas também é um fragmento que pode permitir-me compor outros textos e com outros textos. _____1 - BARTHES, R. "Vinte palavras-chave para Roland Barthes". in: O Grão da voz. Entrevistas. Porto: 1982.



Resumos Relacionados


- Projeto De Intervenção Pedagógica

- Literatura Infantil Na Escola

- A Leitura Nas Aulas De Idiomas

- O Prazer Do Texto

- Pedagogia Da Autonomia



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia