As origens da filosofia
(B.C. Chattergi)
A contribuição das Filosofias Indianas para a história da filosofia foi incalculável. Em relação ao pensamento filosófico Ocidental, a filosofia Indiana oferece ao mesmo tempo pontos de afinidade surpreendentes e diferenças . As diferenças acentuam algumas questões fundamentais levantadas pelos filósofos Indianos. As semelhanças revelam que, mesmo quando os filósofos na Índia e no Ocidente se preocupavam com os mesmos problemas por vezes até sugeringo teorias semelhantes, os pensadores Indianos apresentavam formulações e argumentos originais. Problemas lavantados pelos filósofos Indianos, mas nunca estudados pelos seus colegas Ocidentais, incluem temas tais como a origem (utpatti) e apreensão (jnapti?????rivedi) da verdade (pramanya). Alguns dos problemas quase completamente ignorados pelos filósofos Indianos mas que ajudaram a dar forma à filosofia Ocidental incluem a questão acerca da origem do conhecimento se encontrar na experiência ou na razão e distinções tais como julgamento analítico e sintético ou verdades contingentes e necessárias. Assim, o pensamento Indiano apresenta o historiador da filosofia Ocidental com um ponto de vista complementar ao do pensamento Ocidental. Um estudo do pensamento Indiano revela deste modo algumas lacunas do pensamento filosófico Ocidental e mostra que alguns conceitos e distinções talvez não sejam tão inevitáveis como parecem. De forma semelhante, conhecimento do pensamento Ocidental adquirido por filósofos Indianos também lhes traz vantagens. Os hinos Védicos, escrituras Indianas do sesundo milénio ac, são ostextos Indianos mais antigos do processo pelo qual a mente humana cria os sues deuses e dos profundos processos psicológicos da formação do mito levando a conceitos cosmológicos profundos. Os Upanisads (tratados filosóficos Indianos) contêm um dos primeiros conceitos de uma realidade universal, omnipresente, espiritual, levando a um monismo radical (absoluto não dualismo, ou unidade essencial de matéria e espírito). Os Upanisads também contêm especulações antigas dos filósofos Indianos acerca da natureza, vida, mente, e corpo humano, para não falar de ética e filosofia social. Os sistemas clássicos ou ortodoxos (darshanas) debatem, às vezes com uma visão penetrante e frequentemente com um nível de repetição que pode tornar-se cansativo para alguns, temas tais como o do status do finito individual; a distinção tal como a relação entre o corpo, mente,e o ser; a natureza do conhecimento e tipos válidos de conhecimento; a natureza e origem da verdade; os tipos de entidades a que se pode atribuir existência; a relação de realismo e idealismo; o problema de universais e relações como base; e o problema importantíssimo de mokhsa (salvação), a sua natureza e as vias para a atingir.
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