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O Tecido da Criação
(Moshe Kline)

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O tecido da criação O Tecido da Criação é uma análise feita por Moshe Kline da narrativa da criação do livro do Gênesis. O autor chama a atenção para o fato de que os antigos rabinos, descendentes intelectuais de Moisés, afirmavam possuir um conhecimento esotérico da Torah. Despretensiosamente, o autor sugere que pode ter descoberto parte deste conhecimento. E, pelo menos no que tange à narrativa da criação, pode-se verificar que isso é verdadeiro. O autor chama a atenção para o modo como a narrativa foi elaborada. Enquanto estamos acostumados a ler textos de forma linear, Moshe Kline nos convida a observar o relato da criação de uma maneira não linear, a partir do que ele chama de Tecido da Criação. Por que tecido? Porque a maneira como o texto foi elaborado permite se fazer um cruzamento de informações, como os fios da urdidura e da trama de um tecido. Desta forma, o leitor pode observar o texto como um tecido mesmo e a consistência do relato se torna evidente e muito clara. A tabela abaixo ilustra o que foi dito:LRDia 1LuzDia 4Sol, Lua, Estrelas.Dia 2Céu, Primeiras águas.Dia 5Pássaros e peixesDia 3Duas seções separadas que terminam com “bom”:a terra e as plantasDia 6Duas seções separadasQue terminam com “bom”:As feras e o homem A tabela cima mostra o modo de organização do seis dias da criação, conforme narrados no capítulo um do livro de Gênesis. No dia 1, criou Deus a luz, e o dia quatro relata o modo como isso se deu. No dia 2, Ele criou o céu e os oceanos, e no dia 5, os seres que neles habitam. Da mesma forma, no dia 3, Ele criou a terra e os vegetais, e no dia 6, criou o homem e os animais que habitam a terra. Vista sob esse aspecto, a narrativa da criação se torna mais clara e podemos entender o relato de uma maneira mais científica, mais bem elaborada do que uma leitura linear permite. Por exemplo, observa-se que, nos três primeiros dias, foram criados elementos que Deus nomeou, como se pode observar no texto. Esses elementos são singulares. Nos três últimos dias, pode-se observar que os elementos são múltiplos, não singulares e habitam o que foi criado no primeiro ciclo de três dias. Há também uma ação interessante nos três primeiros dias: a separação. No relato, pode-se observar que os três primeiros dias são dias de formação das coisas e de separação dessas coisas. Nos três últimos dias, o que ocorre é um preenchimento, são dias de preencher aquilo que foi criado. O autor ainda nos chama a atenção para um fato singular. Todo o relato, do capítulo 1:1 até o capítulo 2:3, pode ser dividido em três partes intimamente relacionadas entre si: o prólogo, o “centro conceitual” e o epílogo. O prólogo constitui do versículo 1 e 2, e o epílogo, os versículos 1 a 3 do capítulo dois. Como se pode observar, a partir da leitura acurada do texto, o epílogo é, na verdade, uma retomada do que foi criado no prólogo, mas em ordem inversa. Ou seja, o epílogo faz uma retomada dos três elementos centrais do prólogo, Deus, céu e terra, repetindo-os em ordem inversa. No “centro conceitual”, contudo, é que se encontra o maior conjunto de informações verdadeiramente intrigantes, como, por exemplo, a presença dos quatro elementos clássicos: fogo, terra, ar e água. Depois de exaustivamente explorar essas informações, o autor, finalmente, leva o leitor a um fato intrigante e ao mesmo tempo fascinante do relato: a criação do homem. Um leitor perspicaz observará que, aparentemente, são dois os relatos da criação do homem no livro do Gênesis. Isso, aliás, é um fato que intriga os estudiosos desde há muito tempo. O primeiro relato da criação do homem se inicia no versículo 26, do capítulo 1, e o outro relato se inicia no versículo 7, do capítulo segundo. Em um, o homem é criado; no outro, o homem é formado. De fato, são distintos os dois homens criados, mas uma análise acurada do texto, que o autor faz com muita clareza, mostra que, na verdade, o que existe são dois aspectos do mesmo homem criado. O texto, O Tecido da Criação, pode ser baixado no site WWW.INTHEBEGININNG.ORG, em inglês ou em português, numa versão traduzida por mim. Para os estudiosos que se interessam pelos mistérios que a Bíblia oculta, vale a pena ler.



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