BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O caminho se Faz Caminando: conversas sobre educação e Mudança Social
(Freire; Paulo; Horton Myles)

Publicidade
O caminho se faz caminhando
RESUMO
Este livro é um diálogo entre Paulo freire e Myles Horton, aonde em forma de diálogo os dois grandes mestres da educação vão expondo suas práticas pedagógicas, que se tornam praticas sociais de transformação, no que diz respeito à Myles este é o criador das escolas para negros nos estados unidos, que tiveram grande influência no reconhecimento do cidadão negro naquele país, os métodos de alfabetização se dão de forma semelhante, deste modo Freire conta suas experiências em especial a de Angicos onde realizou alfabetização de adultos de uma forma inovadora, fazendo a leitura do mundo dos alfabetizandos, de forma que a partir da realidade criam-se as palavras geradoras que virão a contribuir na construção da alfabetização; Horton e sua equipe trabalham também a partir da realidade de seus educancandos, nos relatos conta-se da do processo de alfabetização com princípios em cartazes que falam sobre direitos humanos, quem se torna educador em ambos os processos são pessoas ligadas á comunidade e que não possuem necessariamente formação para isso, porém contam com a boa vontade e o respeito ao próximo. Sendo que no caso de Horton este processo vai alavancar a questão da igualdade racial tornando, pois neste período só era permitido ao cidadão alfabetizado o direito ao voto, de posse deste novo conhecimento, criou-se por meio da comunidade afro-descendente a possibilidade de fazer valer sua vontade e emancipar-se politicamente, tanto que uma das cidadãs alfabetizadas nas escolas itinerante foi á mesma que se negou a dar lugar a uma branca nos ônibus segregados gerando a revolta negra que propiciou o fim do aparta ide nos Estados unidos; concomitante com isso Freire cria seu método alfabetizador a partir da palavra geradora, em comum encontramos nestes dois pensadores da educação a alfabetização política com vistas á emancipação humana, onde por meio do conhecimento torna-se possível ao cidadão, dizendo sua palavra fazer valer seu direito.



Resumos Relacionados


- A Impotância Do Ato De Ler Em Três Artigos Que Se Complemetam.

- MÉtodo De Ensino Moderno

- A Pedagogia Da Esperança

- A Pedagogia Do Oprimido

- A Pedagogia Da LibertaÇÃo



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia