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L.W.S. 4 / L.W.S. 6 Zubr
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro médio LWS.4 Zubr para quatro tripulantes. O LWS.4 foi incialmente projetado pela PZL, no início dos anos 30, como uma aeronave de passageiros. Contudo, o projeto foi alterado para bombardeiro, dado que a linha aérea polonesa LOT comprou e passou a operar com Douglas DC-2. O projeto foi desenvolvido num modelo menos avançado, como alternativa caso o moderno projeto do bombardeiro PZL.37 Los falhasse. O LWS.4 era uma aeronave de asa alta, com fuselagem profunda e angular. O primeiro protótipo (designado PZL-30) voou em março de 1936, apenas três meses antes do protótipo do PZL-37. Assim, uma pequena produção foi encomendada na fábrica da LWS em Lublin, com o nome Zubr (bisão). Com a queda do protótipo, houve a necessidade de se reforçar a estrutura da aeronave e com isso a capacidade de carga caiu pela metade. Uma série de 15 exemplares foi construída em 1938. Havia ainda uma variante aperfeiçoada com leme duplo (LWS.6) e uma com flutuadores (LWS.5), que foi rejeitada pela aviação naval devido ao peso e pouca capacidade de carga. Já na entrega das aeronaves o LWS.4 estava obsoleto e assim foi transferido para unidades de treinamento. Os Zubr não foram utilizados na Campanha Polonesa de setembro de 1939, e vários aparelhos foram bombardeados em terra pelos alemães, que capturaram alguns LWS.4 e o único LWS.6 e os utilizaram como aeronave de treinamento até 1942. Ironicamente, o tempo de serviço deste "indesejável" bombardeiro foi muito maior na Alemanha que na Polônia. O modelo L.W.S. 4A tinha dois motores Bristol Pegasus VIII com 680HP de potência cada. A envergadura era de 18,50m e o comprimento de 15,50m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.747Kg; atingia a velocidade máxima de 341Km/h, com alcance de 935Km e teto de 6.700m. A aeronave estava armada com cinco metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 660Kg de explosivos.



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