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MACUNAÍMA
(Mário de Andrade)

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"Macunaíma" é uma das obras pilares da cultura brasileira porque foi através dela que nasceu a lingüista com suas adaptações brasileiras, a introdução "do jeito como se fala", os mitos folclóricos e também o surrealismo que permite os personagens "navegar" sem fronteiras. Resumindo-se nasce, a partir de Macunaíma, uma linguagem nova, com todas características naturais da brasilidade, rompendo assim com o sistema cultural vigente. Através da perda da pedra (Muiraquitã) se desenvolve toda a história, onde aparece o pássaro como elemento surreal que indica o verdadeiro paradeiro do Tembetá. Maunaíma e seus irmãos vão para São Paulo com o objetivo de recuperar a pedra. Concluímos então que a pedra é a peça chave para que aconteça e se desenvolve os fatos da obra. Neste período observamos o aspecto social, na relação homem/máquina. É o início da industrialização, que confunde Macunaíma. Mais uma vez o elemento surreal se apresenta no momento em que o herói transforma tudo em máquina. Paralelo a isso, é introduzido na obra traços do folclore brasileiro, permitindo tornar mais evidente os traços modernos da obra. Existe também a preocupação de evidenciar e valorizar a natureza do Brasil, com todas as suas riquezas. : Neste período, Macunaíma faz uma sátira em ralação aos parnasianos, criticando a forma "exagerada" da escrita. Por esse motivo, na carta redigida por Macunaíma ele utiliza uma linguagem mais formal, diferente daquela utilizada em sua fala. Outro ponto resssaltavo pelo herói é o modo como escrevem causando assim uma confusão. Neste trecho da obra também observamos o aspecto de denúncia social em relação aos políticos (página 81) juntamente com o aspecto lingüístico (si não..., milhores, testículos da Blíblia). No desenrolar do romance, Mário de Andrade nos mostra a questão da língua, onde observamos que o português "abrasileirado" está se formando, como por exemplo neste trecho: "... quem conta história de dia cria rabo de cutia..." (Página 89), sendo este um dito popular que se relaciona diretamente com a cultura brasileira. Ao longo do romance, Macunaíma não se mostra diferente, pois ao mesmo tempo que é marginal ele é um herói em seu mundo surreal.



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