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Falar Disso - A educação Sexual nas famílias dos Adolescentes
(Duarte Vilar)

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A obra “Falar Disso - A Educação Sexual nas Famílias dos Adolescentes”, é um estudo realizado entre 1995 e 1999, na região de Lisboa, no âmbito da realização de provas de doutoramento em Sociologia da Cultura e da Comunicação.
O autor, Duarte Vilar, é sociólogo e docente do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, é técnico da Associação para o Planeamento da Família, participa em projectos de educação sexual, na formação de professores e de outros profissionais. É investigador em questões ligadas à sexualidade e à família e é também autor de diversas publicações.
O livro aborda a problemática da Educação Sexual no seio das famílias. Focando os aspectos mais relevantes que têm mudado a sociedade e que se traduzem em novos problemas para a família.
Na primeira parte estão reunidos vários aspectos que procuram traçar um enquadramento teórico sobre as questões da sexualidade e numa segunda parte estão sistematizadas as questões que se prendem com o carácter da investigação empírica realizada.
Sobre a construção social da sexualidade, o autor considera que as diferentes componentes da sexualidade humana são formas de resposta a vivências, são sentimentos e/ou estímulos que transformam uma característica biológica em múltiplas facetas, de acordo com, o contexto social, as crenças e os conceitos.
O texto refere como as questões sexuais foram ocupando diferentes dimensões na vida pública, conforme os contextos sociais ao longo dos tempos. Na modernidade, emergiram regras morais e sociais que determinaram comportamentos e atitudes ao nível das manifestações sexuais. São referidas perspectivas de vários autores nomeadamente Foucault e alguns autores que criticaram a sua visão da sexualidade numa sociedade com características muito especiais durante o Século XIX e parte do Séc. XX.
O autor dedica parte da obra ás questões morais da sexualidade na modernidade, esquecendo em parte, que esta época está conotada com uma visão muito particular do mundo, em que há a considerar vários aspectos de carácter social e económico que foram determinantes. Por isso, parte do texto é uma resenha histórica, com recurso a fundamentações de vários autores, é uma parte de uma tese de doutoramento.
Na segunda parte, é importante salientar o facto de se tratar de um estudo realizado em quatro escolas secundárias, na zona da grande Lisboa e por isso válido nesse contexto, não podendo ser generalizado às realidades tão distintas que o país abarca.
Trata-se de um estudo com populações urbanas com problemas muito específicos inerentes a uma realidade própria, não podendo traçar-se um projecto de educação sexual para todas as escolas a partir deste estudo.
A análise histórica é também realizada numa perspectiva não muito isenta, as posições da igreja não são analisadas como respostas a um contexto social, como respostas possíveis atendendo aos seus princípios, são conotadas exclusivamente como iniciativas repressivas e condenatórias.



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