BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


MÉTODO DE ENSINO MODERNO
(Jerson)

Publicidade
MÉTODO DE ENSINO MODERNO

O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
ETAPAS DO MÉTODO
Etapa de Investigação: Agora, com o novo método acontece a busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
ETAPA DE TEMATIZAÇÃO: Depois vem o momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
ETAPA DE PROBLEMATIZAÇÃO: Agora vem a etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.
AS PALAVRAS GERADORAS: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.
A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas. A CONSCIENTIZAÇÃO: Finalmente vem o ponto fundamental do método que é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.



Resumos Relacionados


- Paulo Freire Para Educadores

- O Caminho Se Faz Caminando: Conversas Sobre Educação E Mudança Social

- Pedagogia Do Oprimido

- Pedagogia Do Oprimido

- Guia Prático De Alfabetização



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia