Respeito À Diferença ? Uma Introdução À Antropologia. Brasília: ?, 1999
(WOORTMANN, Elen Fensterseifer; GUIDI, Maria Laís Mausinho; MOERIRA, Maria Regina de Lemos Prazeres.)
A sociedade está vivendo o problema da avaliação cultural, ou seja, há uma tentativa de organizar os povos de forma a ordenar do mais primitivo ao mais evoluído. A forma como se vê uma sociedade vai depender do ponto de vista do observador, de sua cultura, de seus preceitos de vida. O que é estranho para um grupo social pode ser completamente normal para outro. Nenhuma cultura é um sistema fechado. O contato com outras culturas, o tempo, situação e lugares em que acontecem os fatos moldam e podem mudar o pensamento cultural de uma sociedade. ?Quaisquer que sejam os elementos constituídos da natureza humana, a cultura de um período e de um grupo representa a influencia determinante de sua ordenação? Dewey. Os juízos derivam de uma experiência resultante do processo de endoculturação. A mesma definição do que é normal ou anormal está relacionada com o marco cultural de referencia. O mecanismo primário que funciona na avaliação da cultura é o etnocentrismo. Etnocentrismo é o ponto de vista segundo o qual o próprio modo de vida de alguém é preterível a todos os outros. Assim sendo, deve-se considerar o etnocentrismo como um fator que opera em favor do ajustamento individual e da integração social. Uma forma comumente de se praticar o etnocentrismo e através da comparação tecnológica entre sociedades. Uma sociedade dada ?mais evoluída? tecnicamente é vista como superior às outras. Normalmente quando se escreve sobre negros, índios e outros povos menos conhecidos usam-se o tempo no passado, deixando de forma implícita que se trata de uma civilização inferior, o que é também uma forma de etnocentrismo. Em alguns escritos antropológicos a palavra primitivo e selvagem é utilizada para definir povos exteriores a corrente euro-americana. Logo o debate no que diz respeito a Relativismo Cultural estão longe de se findarem, uma vez que o referido assunto depende da compreensão dos estudiosos sobre o ponto de vista etnocêntrico.
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