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A Sociedade Dos Poetas Mortos
(Patrick Augusto Vegner)

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Sociedade dos Poetas Mortos
QUESTÃO:Fundamente a fase histórica (renascimento) de teoria clássica (apresentado no filme), os princípios evidentes em ascensão no período e os princípios (tradição, honra, disciplina) decadentes.
Explique com a situação do cotidiano no qual podemos encontrar ambos os princípios.O filme retrata a situação do ensino em uma Sociedade onde o autoritarismo foi a base do poder e sustentabilidade, fundamentos evidenciados na fase da renascença. Fica fácil observar dois pontos básicos: o ensino clássico, e a dificuldade de mudá- lo. Na abertura do filme, moços olham para cima, um olha para baixo, professores, que representam a Escola, dizem "Você fala depois de mim". Os pais querendo grampear os filhos na própria agenda, e fazer deles modelos para essa Sociedade, onde vigoram a honra, disciplina, e acima de tudo o Status. Tudo gira em torno de regras, regras, e mais regras..., notas, avaliações, auto- cesura presente na ato de ler, o professor que quer silêncio e proíbe a busca, um clima pesado de uma escola manipulada pela elite. Esse clima vai sendo quebrado com um novo professor de literatura que entra assobiando na classe; recém- chegado e carismático revoluciona os métodos de ensino de um colégio conservador americano, tendo como filosofia ensinar seus alunos a pensarem por si mesmos, sem manuais ou lições de moral. Para os alunos é a descoberta da poesia, despertando nesses um ensino vivo e visões individuais. Com tudo isso, é óbvio, que alunos são expulsos e o professor substituto também, usando- se o artifício de culpá- lo pela morte de um dos alunos, que deseja continuar fazendo teatro contra a vontade dos pais. Como se pode notar são princípios decadentes, mas ainda percebidos nos dias de hoje. A Escola do filme, como todas as outras, defendem o Sistema, onde ainda vigora- se o ensino tradicional, ensino hoje camuflado como: padrões, valores sociais, respostas aprendidas. Ainda nos nossos dias as escolas só pensam em disciplinas voltadas à preparação do aluno para a faculdade, ou seja, a escola da elite hoje paga para verem seus filhos entrando em uma faculdade cujo nome tenha "peso", que pelo menos enriqueça suas conversas em seu meio social. Qual a diferença daquele professor do filme, que quer que os alunos se tornem indivíduos mais autônomos, com os grandes idealizadores do ensino de hoje? Não é este um dos grandes objetivos da educação, ao lado interação social? Muitas coisas mudaram de lá para cá, mesmo assim muitas outras continuam exatamente do mesmo jeito, apenas camufladas.




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