BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Design Para Quem Não É Designer
(Robbin Willians)

Publicidade
Livro: Design para quem não é designAutor: Robbin Willians
Este livro mostra-nos dicas para quem quer fazer trabalhos, cartões,
anúncios, folhetos, folders e outros. Robbin Willians usa uma linguagem
clara e simples com muitas figuras para facilitar a compreensão do
leitor.Os principais conceitos do Design: Os principais conceitos do design são: proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
Proximidade: Os itens que são relacionados entre si devem estar
próximos criando unidades visuais que o leitor verá e entenderá a
mensagem passada através da leitura. Alinhamento: O alinhamento num
texto é muito importante, pois quem ler ele deve ver que está
organizado. Deve-se usar um alinhamento principal, geralmente à
esquerda ou à direita, com possíveis parágrafos para identificar os
itens mais próximos. Repetição: A repetição serve para aumentar o
interesse do leitor numa página (anúncio, folder, etc..), deve-se
repetir uma fonte em título ou subtítulo, uma linha ou simplesmente um
padrão se o texto tiver mais que uma página, por exemplo, título com
uma fonte em negrito e sublinhado, mantém-se os outros títulos assim.
Não pode ter repetições em demasia senão fica chata a leitura.
Contraste: O contraste é tudo o que é contrário, num texto o contraste
é muito importante para evitar a repetição em demasia, por exemplo,
colocar um título com uma fonte grande em negrito e um texto com fonte
pequena, para isso basta ser ousado e deixar a timidez de lado para
contrastar fontes, linhas e colunas e deixar um texto muito mais
interessante para a leitura.Tipologia, os tipos (fontes)
A tipologia também influi muito no interesse de uma página, as fontes
podem ser usadas também obedecendo algumas das regras citadas acima. Há
três modos de ser utilizada uma fonte numa página Concordância: Quando é utilizada apenas uma fonte, o que deixa apenas uma característica na página.
Conflito: Quando são usadas duas fontes ou mais, porém, elas são
parecidas o que é um erro. No design devem ser utilizadas apenas uma
fonte ou duas fontes ou mais diferentes ou contrárias. Contraste: o
contraste, com já foi citado é tudo o que é contrário, e com as fontes
não é diferente, o contraste também é muito usado e importante, usado
com fontes contrárias para aumentar o interesse de uma página perante o
leitor. Existem seis maneiras diferentes de se usar fontes contrárias numa página:Tamanho: É aconselhável misturar fontes maiores com fontes de tamanho menor para fazer um contraste.Peso: É a espessura da fonte, ou ela é mais grossa ou mais fina.Estrutura:
É como a fonte é formada de acordo cm suas categorias, se ela é
serifada ou sem serifa e outras características de cada categoria.Forma:
É o formato da fonte que é diferente em CAIXA ALTA (MAIÚSCULA) ou em
caixa baixa (minúscula), por exemplo ?A? é diferente do ?a?.Direção:
Um termo óbvio, a palavra está inclinada ou na horizontal ou na
vertical. O principal contraste na direção é um título horizontal e
longo com colunas verticais e altas.Cor: Outro termo óbvio mas
importante, as cores das fontes, servem para realçar os termos mais
importantes que merecem ser destacados. A mudança de cor pode dar-se
quando se coloca um itálico, um negrito, quando se aumenta o tamanho ou
muda-se a fontes. Por exemplo: a palavra amor escrita de maneiras diferentes fontes diferentes:Amor Amor Amor Amor AmorAnalisando
as palavras acima elas parecem que estão com cores diferentes mas são
apenas escritas com fontes ou tamanhos diferentes.A primeira está escrita em Blackadder, tamanho 28;A segunda está escrita em Times New Roman, tamanho 12;A terceira está escrita em Garamond, tamanho 36 e em negrito;A quarta está escrita em Rockwell Extra Bold (mais escura), tamanho 12;A quinta está escrita em Garamond, tamanho 20 e itálico;Categoria das FontesEstilo
Antigo: Estilo utilizado no tempo dos escribas que escreviam com pena,
elas têm serifas inclinadas, partes grossas e finas (a trransição
grosso-fino moderadas (menos visíveis).Exemplos: Goudy, Palatino, Times, Baskerville, Garamond.Moderno:
Com o passar do tempo a fonte mudou, ganhou novas características, as
partes grossas e finas são mais vistas no traçado da fonte e as serifas
são horizontais.Exemplo: Bodoni, Times Bold, Onyx, Fenice, Ultra, Wallbaum.Serifado:
Tem serifas semelhantes à moderna, porém mais grossas, não têm
diferença na parte grossa e fina no traçado, isto é, não existe
transição grosso-fino.Exemplo: Claredon, Menphis, Memphis Extra Bold (negrito), New Century Schollboock.Sem Sefira: Não há serifa, não há transissão grosso-fino.Exemplo: Antique Olive, Formata, Folio, Franklin Gothic, Futura, Condensed, Syntax.Manuscrito: Parecem fontes escritas à mão com caneta tinteiro, lápis ou caneta.Exemplo: Shelley Volante, Legacy, Cascade, Linoscript, Zapf Chancery. Decorativo: São fontes ?malucas?,com detalhes nela, engraçadas e diferentes. Exemplo: Party, Potzrebie, Improv, Escatido, Juniper, Juice, Fajita, Sxcarlett.



Resumos Relacionados


- Design Para Quem Não é Designer

- Formatação Para Trabalhos Cientificos E Escolares

- O Que é O Html?

- Fontstruct - Faça Você Mesmo A Sua Fonte True Type

- Html - Para Iniciantes



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia