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Filomena Borges
(Aluísio de Azevedo)

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É o quinto romance de Aluísio
Azevedo, que escreveu também O Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão
considerados os romances mais importantes do autor. Por ser visto como
o ''pai'' do naturalismo no Brasil, influenciado pelos escritores Eça de
Queirós e Émile Zola, fundadores do naturalismo na Europa, Aluísio
Azevedo busca em seus romances uma representação mais ou menos fiel do
observado, fugindo assim da tendência romântica de idealização da
realidade. Em seus livros, o cotidiano da vida na cidade, com alguns de
seus personagens mais típicos, é elemento constante. Neste romance
encontramos o casal Borges e Filomena: esta, ambiciosa, busca através
do casamento uma forma de ascender socialmente.
Borges, no entanto, embora possua
bens, é pacato, dócil cidadão sem muitas ambições. Assim, não
corresponde ao ideal de marido que Filomena tem em mente. Esta buscará,
então, modificá-lo a todo custo. Um incidente na primeira noite mostra
para Borges como será difícil seu casamento: Filomena o expulsa do
leito nupcial, obrigando-o a dormir fora do quarto. Durante muito tempo
a situação permanece sem alteração, apesar dos agrados constantes de
Borges à esposa do cumprimento de todas as exigências dela, as quais,
finalmente, acabarão por modificar profundamente o pacato marido, além
de levá-lo à ruína econômica. Borges faz tudo pelo sentimento que
dedica à esposa, mas nunca chegará a desfrutar do que deseja acima de
tudo: paz e tranqüilidade ao lado de sua Filomena.
Segundo o crítico Antônio Cândido,
deve-se ler Filomena Borges "pelo viés do divertimento". De fato, o
autor cria situações hilariantes com o casal Borges e Filomena. Ainda,
diz Cândido, "este romance é importante para a compreensão da
personalidade literária de Aluísio Azevedo, que se caracteriza por uma
mistura de bom humor e melancolia". O grande número de palavras
francesas de que se utiliza o autor, decorre da tendência vigente na
época, quando a nossa literatura não só fazia uso abundante de termos
franceses como tinha nela seu principal modelo.



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