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O Quinto Evangelho
(HUBERTO ROHDEN)

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O quinto evangelho retrata a mensagem do Cristo segundo Tomé, é considerado pela Igreja Católica como evangelho aprógrifo. se não lhe vir nas mãos a marca dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos, enão lhe introduzir a mão no lado, não acreditarei absolutamente. Esta dúvida assinala a fugaz passagem do apóstolo Tomé pelos rvangelhos. Exigiu prova empírico transpassado pelos cravos e enfiar toda a mão no lugar por onde a lança entrou. Quer fazer como o cego que, às vezes, é menos enganado Que os que enxergam. A exigência de Tomé transformou-o num dos homens mais famosos de todos os tempos. Quando Jesus voltou ao Cenáculo, procurou Tomé com o olhar. Viera por causa dele, por causa dele somente, porque lhe dedicava um amor maior que todas as negações. Chama-o pelo nome e aproximando-se dele diz: chega aqui teu dedo e vê minhas mãos,: vem com tua mão e mete-a em meu lado: e não sejas incrédulo, mas tem fé. Tomé não obedece. Não ousa tocar com o dedo a chaga e, com a mão, a ferida. Estupefato, prostra-se aos pés de Jesus e brada: Meu Senhor e meu Deus. Por estas palavras, semelhantesa a uma sim ples saudação, confessa Tomé a sua derrota. Derrota essa mais bela que qualquer vitória. Quase dois milênios se passaram desde essa cena. Agora, em plena era atômica e cosmonáutica, no início da era de aquário, surge Tomé como um fogo a iluminar a treva de nosso coração e a demolir a montanha de nossa incrdulidade. Os teólogos antigos falam em salvação, no sentido de uma alo-redenção, de uma salvação de fora do homem, mas essas teologias estão em declínio, ao passo que a auto-redenção do evangelho está numa gloriosa ascensão. Também os quatro evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João, proclamam a verdade central da uto-redenção pela consci^}encia e pela vivência do Cristo interno, a rewdenção pela mística e pela ética.



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