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Bandeirantes Espirituais Do Brasil
(Rabino Y. David Weitman)

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Em l984, o Rabino David elaborou percebeu uma semelhança fonética entre as palavras ¨Brasil¨ e ¨barzel
¨(ferro Em hebraico). Barzel é o acróstico das palavras ¨Bil'ha¨, ¨Rachel¨, ¨Zilpa ¨ e ¨Lea¨, as mães Da doze
tribos de Israel. Também Brasil em hebraico forma as palavras Razei Lev( os mistérios do coração), e o número
atômico do ferro(barzel) é 26( de acordo com a Cabalá é igual ao valor numérico do Tetragrama). 0 Rabino
David descobriu que essa mesma comparação foi feita três séculos e meio mais cedo pelo Rabino Isaac Aboab da
Fonseca! Após contato com vários estudiosos e intensa pesquisa conseguiu coletar inúmeros documentos raros
e preciosos, como, por exemplo, o manuscrito original dos Estatutos e Atas da comunidade judaica de Recife, de
l649 a 1653. 0 referido material focaliza um momento histórico muito importante dos tempos coloniais: o cerco
português ao Recife e a descrição foi feita pelo Rabino Aboab que narra a situação calamitosa da cidade, bem como o sofrimento de seus habitantes
Apesar de o primeiro registro documento da presença de cristãos-novos em Pernambuco datar de1542, foi somente no final do século XVI que teve início uma migração mais intensa, movida principalmente pela fuga dos inquisidores e pela oportunidade de trabalho e sucesso material. Em l630, quando os holandeses conquistaram Pernambuco, vieram ao Brasil muitos judeus de Amsterdã, e muitos cristãos-novos, moradores de Recife voltaram a se integrar publicamente na comunidade judaica local. Os judeus portugueses desfrutar de uma intensa atividade religiosa, já que contavam com a proteção do governo do holandêsMaurício de Nassau. Entre 1630 e1654, um número significativo de judeus veio para Pernambuco para iniciar o comércio,. principalmente de açúcar e tabaco, e junto com eles vieram seus rabinos _ Isaac Aboab da Fonseca e Mosseh Rephael d'Aguilar -, bem como professores e servidores do culto. A maioria desses judeus se estabeleceram no lugar chamado Guarda o Bode, de 1636 a 1654, ano em os holandeses foram expulsos de Pernambuco e o lugar passou a ser chamado então Rua dos Judeus. Entre os moradores judeus dessa rua encontramos Moisés Navarro, Abrão Azevedo, Duarte Saraiva(David Senior Coronel) etc. Em 1654, no fim do domínio holandês, os prédios da sinagoga foram doados a João Fernades Vieira que, em 1679, os transferiu à Congregação Oratoriana de Padres Católicos, sendo que em 1862, form legados à S. Casa de Misericórdia do Recife. E a Rua dos Judeus passou a chamar-se Rua da Cruz e Rua do B. Jesus.
Além da Rua dos Judeus havia também uma Praça dos Judeus e uma Praia dos Judeus. O número de judeus no Brasil colonial era maoir que a metade da população branca da época, estima~se, provavelmente, 1450 judeus.



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