BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Pai Nosso, Por Vitor Hugo Moreau
(Vitor Hugo Moreau)

Publicidade
Pai nosso, Já neste início, Jesus lembra claramente dos laços que nos mantemligados a Divindade. Ao ser interrogado no monte das oliveiras,durante o sermão da montanha sobre a forma certa de se orar. Ora,claro é que Jesus não quis, com isso, criar uma forma ou um modelopara oração que deveria ser seguido com uma cartilha. Prova dissotemos quando, o próprio Jesus, aconselha a, quando orarmos, não nosassemelharmos aos hipocritas que se poe de pé e afetadamente oram aoshomens e, ainda, para cuidarmos de não tornarmos nossa prece em ummultiplicado de palavras que pouco dizem ao coração (1). Jesus, em suasublime sabedoria e evolução, mostra ao povo da época, ainda muitopreso aos ritos e as exteriorizações, que chegar ao Pai por pensamentoé simples. Basta haver sinceridade nas palavras e amor ao chamá-lo dePai. que estás no céu. Sem a ideia do Deus presente, do Deus interno, as pessoas da épocaO imaginavam com uma visão antropomórfica, como um ser pontual que, docéu regia as leis do universo. Mais adiante, Jesus quebra estadistância nos aproximando, em sua prece, do Pai. Santificado seja o Teu nome. Jesus não veio destruir a lei. Ao contrário, veio cumpri-la até oúltimo iota(2). Mais uma prova disto notamos neste trecho da sua precequando fazemos a ligação com o segundo mandamento: "Não pronunciareisem vão o nome do Senhor, vosso Deus"(3). Jesus, cumprindo a lei,glorifica o nome do Senhor em uma expressão de humildade e servidão. Venha a nós o Teu reino. Como mencionado acima, Cristo com estas palavras, aproxima o Reinode Deus do povo. Mostra também que o Reino de Deus, do qual Jesus seproclama Rei, não se trata de uma nação na Terra, como pensavam algunsda época, mas sim do reino dos céus, que simboliza a vida espiritualque é, realmente, a real. Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu. Com estas palavras, Jesus rogava: cumpra-se na Terra as Tuas leis.Necessitamos ter a consciência de que nada acontece sem estar deacordo com as leis que regem o universo, que são, como disse Jesus, asvontades de Deus. A reencarnação e a lei de causa e efeito sãoexemplos muito demonstrativos do que o Mestre chamou de a vontade deDeus. Não se trata de uma vontade fútil, autoritária e mutável. Setrata de um conjunto de leis imutáveis e perfeitas funcionando segundouma inteligência maior, em sua perfeita justiça e sabedoria. Ao elevarnosso pensamento a Deus, devemos ter a consciência de que tudo quepedirmos será realizado segundo nosso merecimento; cumprindo as leiirrevogáveis, imutáveis e perfeitas do Pai. Logo, segundo a vontadeDele(4). O pão nosso de cada dia nos dê hoje. O pão, como elemento sagrado, representa não só o alimentomaterial mas o alimento espiritual, que podemos entender de váriasformas. Assim como o alimento material nutre o organismo com a energianecessária para seu funcionamento, recebemos do Alto o alimentofluidico necessário para mantermos nosso psiquismo equilibrado, parapermanecermos com nossos pés firmes no caminho do bem e mantermo-nosperseverantes frente as dificuldades do dia a dia. Perdoe as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossosdevedores. Com esta frase Jesus reafirma os ensinamentos que passava ao povo:"Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contraalguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, tambémvos perdoe os vossos pecados"(5). Como o povo da época tinha a ideiado Deus punidor e vingativo, atribuiam a Sua ira as consequências dalei de causa e efeito. Ensinando os homens a perdoar, Jesus ensina-ostambém a amenizar os sofrimentos futuros que virão como forma depurgar os erros presentes. Ensinava Ele o caminho do amor, menospenoso que o caminho da dor. Não nos deixe cair em tentação, mas sim, livra-nos do mal. Jesus tinha a consciência de que todo o mal que possanosacontecer, e uma forma ou de outra é responsabilidade nossa. Destaforma, assim nos ensina como pedir o pão ao Pai, pedir forças para nãonos deixarmos envolver pelas vicissitudes do mundo. Em nenhuma parte,durante a prece, Cristo nos exime de responsabilidades ou pede paranos livrarmos delas. Ao contrário, conhecedor destas dificuldades, nosensina atráves da prece, do perdão da humildade e da adoração a Deus amantermo-nos fortes para caminhar para frente e para cima em direçãoao Pai nosso. Amém.



Resumos Relacionados


- Os Sete Segredos Do Pai Nosso

- Biblia

- Veja Quem É Jesus Aos Olhos Dos Profissionais

- Bendito Seja O Deus E Pai De Nosso Senhor Jesus Cristo Que, Segundo A

- Amar A Deus Sobre Todas As Coisas E O Próximo Como A Ti Mesmo!



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia