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Auto Da Barca Do Inferno
(Gil Vicente)

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Auto é uma composição dramática originária da Idade Média, com personagens geralmente alegóricas, como os pecados, as virtudes, etc., e entidades como santos, demônios, etc., e que se caracteriza pela simplicidade da construção, ingenuidade da linguagem, caracterizações exacerbadas e intenção moralizante, podendo, contudo, comportar também elementos cômicos e jocosos.Auto da barca do inferno (1517) ? O tema principal é o Juízo Final apresentado pela cultura do catolicismo que é representado de forma satírica. As cenas se apresentam em um cenário composto por duas barcas ancoradas ? uma irá para o inferno; a outra, para o céu.O texto possui um caráter atemporal pois, como tudo acontece após a morte, não há tempo definido.Os personagens são: Diabo que apresenta como principais características a alegria e a ironia, ele conduz a barca do inferno. Anjo que é uma figura estática e inerte, ele é o responsável por conduzir a barca para o céu. Almas que são os mortos que vão chegando e entrando em cada uma das barcas.Na história os condenados para o inferno são: n Fidalgo que representa a arrogância, a tirania e a luxúria.n Onzeneiro (agiota) que representa a ganância e a avareza.n Sapateiro que rouba e engana o povo.n Frade que representa a hipocrisia religiosa.n Brísida Vaz que representa a prostituição e a feitiçaria.n Judeu demonstrando o preconceito anti-semita da épocan Corregedor e procurador que representa a manipulação da justiça em proveito próprio.n Enforcado que representa o roubo e a corrupção.E os que vão para o céu são aqueles que representam as virtudes valorizadas pela mentalidade oficial da época:n Parvo (tolo) que representa a humildade e a ingenuidade.n Cavaleiros das Cruzadas que defenderam o cristianismo.
O Auto tem caráter moralista, pretende reformar os costumes da sociedade; representa situações satíricas, retiradas da realidade da época, para fazer rir e condenar os vícios e critica os indivíduos isoladamente, nunca as instituições;Demonstra que a posição social elevada no mundo de nada serve após a morte, apenas as virtudes interessam e a hierarquia do mundo não faz mais sentido após a morte: todos são iguais



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