BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Reflexões Sobre Alfabetização
(Emília Ferreiro)

Publicidade
Embora publicado em meados da década de 80, o livro continua atual por tratar de questões sempre lembradas na Alfabetização, sobre tudo no que diz respeito à construção da língua escrita. Obra de grande valor conceitual fornece elementos para o estudo, à reflexão e a discussão de diferentes temáticas com abordagem clínica psicopedagógica relacionado ao processo de aquisição da língua escrita.Prefaciado pela professora Telma Weiz, o livro traz à tona discussões sobre a escrita como sistema de representação, as concepções da criança a respeito do sistema de escrita, construções originais das crianças e o processo de aquisição da língua escrita no contexto escolar.Em todo o livro, procura-se mostrar (através das experiências feita pela autora) que a criança trabalha cognitivamente, e que assim procede diante da escrita. Esse trabalho cognitivo fica evidente quando encontramos um capítulo, que trata especificamente do tema ?Construções originais das crianças?, desmistificando a visão de que só o adulto é o ser pensante no processo de construção da escrita.O livro, mesmo tratando de experiências feitas utilizando o ?método clínico? próprios dos estudos piagetianos, mantém uma coerência interna, na medida em que o livro tem também um caráter pedagógico.Mesmo tratando de temas familiares ao contexto docente (nesse caso a alfabetização), o livro traz um diferencial positivo, olhar a aprendizagem na perspectiva daquele que aprende (a criança). No entanto o objetivo do livro, não é servir como um manual de ações pedagógicas, mas sim suscitar questões pedagógicas a partir de experimentos clínico-psicopoedagógico. Tentando acabar com a visão adultocêntrica da aprendizagem, isto é, que só se pode aprender de uma única maneira, a maneira do adulto. Quando na verdade a pesquisa da autora vem mostra que a criança tem um jeito próprio de aprender, e tem critérios que segue convictamente.



Resumos Relacionados


- Reflexões Sobre Alfabetização

- Psicogênese Da Língua Escrita

- Alfabetização De Adolescentes: Nem Criança E Nem Adulto

- A Evolução Da Escrita

- Distúrbios De Aprendizagem. Uma Abordagem Psicopedagógica



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia