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Teoria Geral Da Administração - Institucionalismo
(Daft)

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InstitucionalismoA visão institucional também enxerga as organizações como tendo duas dimensões essenciais ? técnica e institucional. A dimensão técnica é regida por normas de racionalidade e eficiência, enquanto a dimensão institucional é controlada pelas expectativas do ambiente externo. Como resultado da pressão para que as coisas sejam realizadas de maneira própria e correta, as estruturas formais de muitas organizações refletem as expectativas e os valores do ambiente mais do que da demanda das atividades de trabalho. Isso significa que uma organização pode incorporar cargos e atividades considerados importantes pela sociedade mais ampla e desse modo aumentar suas perspectivas de legitimidade e sobrevivência, ainda que esses elementos possam reduzir a eficiência. A estrutura e o projeto formal de uma organização podem não ser racionais em relação ao fluxo de trabalho e aos produtos ou serviços, mas esses elementos garantirão a sobrevivência no ambiente mais amplo. A estrutura é semelhante a uma fachada desvinculada do trabalho técnico por meio da qual a organização obtém aprovação, legitimidade e apoio permanente. A adoção de estruturas, portanto, pode não estar vinculada às necessidades reais de produção e pode ocorrer independentemente de os problemas internos específicos serem resolvidos ou não. Nessa perspectiva, a estrutura formal está separada da ação técnica.Isomorfismo é o processo que faz com que uma unidade de uma população se pareça com outras unidades que enfrentam o mesmo conjunto de condições ambientais.Forças miméticas: as organizações, em sua maioria, especialmente as organizações comerciais, enfrentam grande incerteza. Os executivos percebem uma inovação em uma empresa geralmente vista como bem sucedida e, por isso, a prática gerencial é rapidamente copiada. Essa adoção de modelos é efetuada sem nenhuma prova clara de que o desempenho será melhorado. Os processos miméticos explicam por que manias e modas ocorrem no mundo dos negócios. Técnicas como gestão da qualidade total têm sido adotadas sem evidência clara da eficiência ou eficácia. O único benefício certo é que as sensações de incerteza da gerência serão reduzidas e a imagem da empresa será melhorada porque ela é vista como utilizando as mais recentes técnicas gerencias.Forças coercitivas: todas as organizações estão sujeitas a pressões, tanto formais como informais, por parte do governo, dos órgãos regulamentadores, e principalmente, das empresas das quais ela depende. Não é raro um grande varejista como o Wal-Mart ou um fabricante como a General Motors insista em certas políticas, procedimentos e técnicas adotados por seus fornecedores.Forças normativas: As empresas aceitam pressão normativa para ficar parecidas entre si por meio de um senso de obrigação ou dever para com altos padrões de desempenho, baseados nas normas profissionais compartilhadas por gerentes e especialistas em suas respectivas organizações. Essas normas, transmitidas por intermédio da educação e do crescimento profissional, impõem quase uma exigência moral ou ética, com base nos mais altos padrões aceitos pela profissão naquele momento.Entre as perspectivas desenvolvidas para explicar as relações entre as organizações, a perspectiva da dependência de recursos é a mais tradicional, sustentando que as organizações tentam evitar a dependência excessiva em relação a outras organizações.Tecnologias de Produção Produção em pequenos lotes e unidades: Essas empresas tendem a ter operações por empreitada, fabricando e montando pequenos pedidos para atender a necessidades específicas dos clientes. O trabalho personalizado é a norma.Produção em massa e em grandes lotes: é um processo de fabricação caracterizado por longas seqüências de produção de peças padronizadas.Produção em processo contínuo: todo o processo é mecanizado. Não existe partida nem interrupção. Como exemplos, podem-se enumerar usinas de produtosquímicos, refinarias de petróleo e usinas nucleares.

Tecnologia da Informação (Administrando o Conhecimento) Há duas formas de conhecimento: o explícito e o tático. O conhecimento explícito é formal e sistemático; pode se codificado, escrito e passado adiante para outros em documentos ou instruções gerais. O conhecimento tácito, por sua vez, freqüentemente é muito difícil de ser colocado em palavras. O conhecimento tácito baseia-se em experiência pessoal, bom senso, intuição e juízo. Ele inclui know-how e experiência profissional, insight e experiência individual e soluções criativas que muitas vezes são difíceis de comunicar e transmitir para os demais. Alguns dos mecanismos para administração do conhecimento explícito são: armazenamento de dados e exploração de dados (o armazenamento de dados permite que as empresas combinem todos eles em gigantescos bancos de dados para fácil acesso. A exploração de dados, por sua vez, ajuda os usuários a entender os dados pela busca de padrões que possam ajudar a solucionar problemas organizacionais ou tirar vantagens de novas oportunidades), mapeamento do conhecimento (identificar onde o conhecimento está localizado na organização e como acessa-lo). Para a administração do conhecimento tático, temos alguns mecanismos que dão ênfase maior a interação humana, como: diálogo (mecanismo básico para o compartilhamento do conhecimento tácito é conectar pessoas de modo que elas conversem. A meta do diálogo é que as pessoas cheguem juntas à compreensão comum do problema e à solução), histórias de aprendizagem e relato de casos (fazer com que as pessoas compartilhem histórias de aprendizagem, que se destinam a chegar até a história de como decisões cruciais foram tomadas e os problemas foram resolvidos (ou não) para que o conhecimento seja transferido a outros).



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