Promovendo A Motivação Em Sala De Aula: Os Caminhos Da Teoria Humanista
(Danielle Seffair Salles)
A importância da educação formal e a falta de motivação que as crianças vem apresentando em sala de aula, justificam a importância de um estudo sobre a motivação voltado para a escola, o sistema educacional mais principalmente para as atividades diárias de sala de aula. Partindo da idéia de melhor utilização do espaço escolar surge o objetivo dessa pesquisa que foi realizar uma investigação significativa sobre o processo de motivação e estratégias incentivadoras no contexto do ensino fundamental em uma escola pública da rede estadual no Estado do Amazonas, no Município de Manaus. Trazendo uma breve panorâmica sobre a motivação a partir dos teóricos contemporâneos e sua relação com a prática educativa, seguido por uma análise das quatro principais teorias motivacionais, descrevendo a concepção da teoria, seus principais teóricos e a significação de aprendizagem e motivação, dando maior enfoque a teoria humanista da motivação e aos seus teóricos. E por ultimo trazendo os resultados da pesquisa, as conclusões e as propostas de estratégias motivacionais embasadas na Teoria Humanista da Motivação. Tendo como metodologia o uso de um semi-experimento envolvendo instrumentos como: questionário, observação, levantamento e estudo referencial, estudo e aquisição de referências pela Internet e estudo referencial bibliográfico. Analisando o aporte teórico que inclui Lieury (1996), Morse (1978), Campos (1978) e outros, motivar significa predispor-se a um comportamento desejado para determinado fim. Os motivos ativam o organismo na tentativa de satisfazer suas necessidades e dirigem o comportamento para um objetivo que suprirá uma ou mais necessidades. Tendo quatro principais teorias motivacionais que são a Teoria Behaviorista, a Teoria Cognitivista, a Teoria Psicanalítica e a Teoria Humanista da motivação, sendo dado maior enfoque a Teoria Humanista da motivação já que a pesquisa partiu de seus princípios que são de que as pessoas são motivadas a satisfazer classes de necessidades que estão organizadas segundo os níveis de uma hierarquia e tem como principais teóricos Abraham Maslow que estabeleceu a hierarquia das necessidades e Carl Roger com a abordagem centrada na pessoa. O método utilizado foi o semi-experimental já que não houve controle de todas as variáveis e a amostragem foi de 81 alunos divididos em três turmas, sendo duas de aplicação e uma de controle. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas fechadas para a analise quantitativa dos dados e a observação com anotações sobre as atividades desenvolvidas na pesquisa. Para a analise dos dados foi feito um tratamento estatístico ilustrado por gráficos para facilitar a compreensão. Tendo como resultados que as crianças do grupo de aplicação apresentaram aumento de 15 a 19% na motivação e as crianças do grupo de controle não apresentaram aumento nenhum. Foi verificado que os resultados obtidos com o tratamento estatístico validaram a idéia de que estratégia motivacionais embasadas na teoria humanista da motivação enfocando as idéias de Abraham Maslow e Carl Rogers. Sendo esta pesquisa importantíssima para subsidiar outras pesquisas sobre a temática exposta e para a compreensão da temática para uso na prática pedagógica. Foi verificado que os resultados obtidos com o tratamento estatístico validaram a idéia de que estratégia motivacionais embasadas na teoria humanista da motivação enfocando as idéias de Abraham Maslow e Carl Rogers. As necessidades básicas da criança devem ser atendidas antes que ele se envolva com o processo de ensino-aprendizagem proposto pela escola ressaltando o que afirma Abraham Maslow e a abordagem deve ser centrada no aluno sendo o professor um facilitador no processo de ensino aprendizagem como afirma Carl Rogers.
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