Marco Maciel lamenta morte de José Mindlin



O senador Marco Maciel (DEM-PE) lamentou nesta segunda-feira (1º) a morte do empresário e bibliófilo José Ephim Mindlin, ocorrida no domingo (28), aos 95 anos de idade. O parlamentar encaminhou um requerimentopara a inserção em ata de voto de profundo pesar e também a apresentação de condolências aos familiares, à Academia Brasileira de Letras, à Universidade de São Paulo (USP) e a muitas outras instituições a que se filiara José Mindlin.

Marco Maciel disse que Mindlin, imortal da Acadêmica Brasileira de Letras (ABL) desde 2006, era reconhecidamente uma pessoa voltada para o desenvolvimento cultural do país e, ao longo de sua vida, tornou-se um emblema do livro.

- Não foi sem razão que Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso, disse que Mindlin deixa legados em muitos campos e o maior deles foi a doação da biblioteca - com 38 mil títulos, uma das mais completas do Brasil - à Universidade de São Paulo - assinalou.

Marco Maciel acrescentou que a biblioteca de Mindlin era "extremamente rica e preciosa", montada a partir de uma estrutura diferenciada com livros especializados de tiragens limitadas que não se encontra em grandes bibliotecas.



01/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel

Marco Maciel lamenta morte de ex-prefeito de Recife

Marco Maciel lamenta morte de mestre da rabeca

Marco Maciel lamenta morte de Mauro Durante

Marco Maciel lamenta a morte de Miguel Reale

Marco Maciel lamenta a morte do acadêmico Antonio Olinto