Agência global destaca liderança do País em renováveis



A liderança na exploração de petróleo e gás em águas profundas e as baixas emissões de carbono tornam o Brasil um país de fundamental importância para as perspectivas mundiais, segundo avaliação do World Energy Outlook 2013, publicação que a Agência Internacional de Energia (AIE) lançou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, em evento no auditório do Ministério de Minas e Energia. 

Segundo a publicação, a participação de fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira é tão expressiva (cerca de 80%), que, embora dobre até 2035, a presença de combustíveis fósseis no mix de eletricidade brasileira permanecerá em torno de dois terços da média mundial.

O documento, que pela primeira vez destaca o Brasil como grande produtor e consumidor de energia, foi apresentado no evento pela Diretora Executiva da Agência, Maria van der Hoeven, que traçou um panorama do setor energético mundial e da situação brasileira.

Segundo a diretora da AIE, países, como Brasil, estão trocando os papéis, deixando de ser importadores para ser exportadores de energia. “Os exportadores, por outro lado, estão entre as principais fontes de crescimento da demanda”, disse.

A diretora da AIE também destacou o crescimento que o Brasil terá na exploração de petróleo em águas profundas. “O lugar do Brasil na liderança em águas profundas e desenvolvimento de baixo carbono torna-o um país de fundamental importância para as perspectivas mundiais”, declarou.

O Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, destacou a importância da publicação e do destaque conferido ao País, e agradeceu a visita de Maria van der Hoeven, que, segundo ele, reconhece o papel desempenhado pelo Brasil como líder na produção de energias limpas e renováveis. Com a descoberta da província do pré-sal e o início de sua exploração, o Brasil já poderá ser exportador a partir de 2015.

 

Fonte:

Ministério do Meio Ambiente



12/12/2013 12:27


Artigos Relacionados


Aprovada autorização para Executivo criar Agência Nacional de Energias Renováveis

Suassuna destaca liderança do Brasil na Conferência de Cancún

FOGAÇA DESTACA LIDERANÇA DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA

JOEL DE HOLLANDA DESTACA LIDERANÇA DO "JORNAL DO COMMERCIO"

Rodrigo Rollemberg destaca liderança brasileira no desenvolvimento sustentável

SIQUEIRA CAMPOS DESTACA A CAPACIDADE DE LIDERANÇA DO PRESIDENTE DO SENADO