Agricultura debate regulamentação da criação de emas no Estado
O Rio Grande do Sul poderá atingir, em um período de 5 a 10 anos, um contingente de 500 produtores, com uma média de 50 matrizes, em uma área de 5 mil hectares. Estes números apontam para um resultado satisfatório para o mercado de comercialização da carne e derivados, com indicativo de um abate anual de 500 mil animais, gerando um ingresso direto e líquido ao Estado de 100 milhões de dólares.
Estes números foram apresentados pelo presidente da Associação Gaúcha dos Criadores de Emas, Carlos Augusto Simões Lopes a Comissão de Agricultura . Na ocasião estiveram presentes criadores das mais variadas regiões do Estado, com um único propósito: solicitar ao presidente da Comissão, deputado Frederico Antunes (PPB) o encaminhamento ao Ministério da Agricultura do pedido de criação de linhas de crédito específicas para os criatórios, a elaboração de um programa de extensão e apoio aos produtores e as indústrias com o objetivo de atingir o mercado internacional. Outra importante reivindicação dos produtores de emas é a garantia de um amplo debate sobre o conteúdo da Portaria que normatiza a criação destes animais no Brasil.
Frederico Antunes garantiu que será um apoiador destes projetos. " Somos aliados neste processo e faremos a nossa parte, respaldando politicamente estas iniciativas que sinalizam o desenvolvimento econômico do nosso Estado", disse Antunes.
A Comissão de Agricultura debateu também a situação da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. A Secretaria de Agricultura do Estado, através do Diretor do Departamento de Produção Animal, Celso dos Anjos, fez um relato das ações realizadas pelo governo juntamente com o Ministério, sindicatos e associações rurais visando o controle e a imediata erradicação da febre aftosa do solo gaúcho. Celso dos Anjos comunicou oficialmente aos integrantes da Comissão os números da segunda dose da vacinação que até a data, atingiam um percentual de 68% do rebanho gaúcho.
07/04/2001
Artigos Relacionados
Regulamentação da criação de emas é debatido na Comissão de Agricultura
CCJ debate criação do estado do Planalto Central
Comissão de Agricultura debate crise no setor leiteiro no Estado
Debate: Secretaria da Agricultura do Estado promove 'I Fórum do Seguro Agrícola'
Debate sobre criação do estado do Tapajós na pauta da CCJ
CCJ debate criação de carreira de estado para procurador municipal