Regulamentação da criação de emas é debatido na Comissão de Agricultura
Dois importantes temas foram abordados na última reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia, realizada no último dia 28 de junho - Febre Aftosa e a Regulamentação da Criação de Emas no Rio Grande do Sul.
A Secretaria de Agricultura do Estado, através do diretor do Departamento de Produção Animal, Celso dos Anjos, fez um relato das ações realizadas pelo Governo juntamente com o Ministério, sindicatos e associações rurais, visando o controle e a imediata erradicação da febre aftosa do solo gaúcho. Celso dos Anjos comunicou oficialmente aos integrantes da Comissão os números da segunda dose da vacinação que até a data, atingiam um percentual de 68% do rebanho gaúcho.
Criação de Emas- O Estado do Rio Grande do Sul poderá atingir, num período de cinco a 10 anos, um contingente de 500 produtores, com uma média de 50 matrizes, numa área de 5 mil hectares. Estes números apontam para um resultado satisfatório para o mercado de comercialização da carne e derivados, com indicativo de um abate anual de 500 mil animais, gerando um ingresso direto e líquido ao Estado de 100 milhões de dólares. Estes números foram apresentados pelo presidente da Associação Gaúcha dos Criadores de Emas, Carlos Augusto Simões Lopes à Comissão de Agricultura .
Na ocasião estiveram presentes criadores das mais variadas regiões do Estado, com um único propósito - solicitar ao deputado Frederico Antunes o encaminhamento ao Ministério da Agricultura do pedido de criação de linhas de crédito específicas para os criatórios, a elaboração de um programa de extensão e apoio aos produtores e as indústrias com o objetivo de atingir o mercado internacional. Outra importante reivindicação dos produtores de emas é a garantia de um amplo debate sobre o conteúdo da portaria, que normatiza a criação destes animais no Brasil.
O presidente da Comissão, deputado Frederico Antunes, garantiu que será um apoiador destes projetos. " Somos aliados neste processo e faremos a nossa parte, respaldando politicamente estas iniciativas que sinalizam o desenvolvimento econômico do nosso Estado", disse Antunes.
07/03/2001
Artigos Relacionados
Agricultura debate regulamentação da criação de emas no Estado
Proapis é debatido na Comissão de Agricultura
Aelton sugere a criação de uma comissão de agricultura no Senado
Comissão de Agricultura quer debater criação de aves e suínos
Planejamento para agricultura familiar é debatido em Encontro
Programa de Agricultura em Ambiente Protegido é debatido em evento de plasticultura