Agripino recomenda que Lula peça desculpas no lugar de Ricardo Berzoini



Ao falar em nome da liderança de seu partido, o senador José Agripino (PFL-RN) aconselhou nesta sexta-feira (7) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a apresentar um pedido de desculpas oficial aos idosos do país pela determinação de recadastramento obrigatório junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos maiores de 90 anos, ocorrido nesta semana. Segundo Agripino, o pedido deveria ter sido feito pelo ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, autor da exigência.

Como o ministro se negou a isso, alegando, em um programa de televisão, que as dificuldades dos idosos para fazer o cadastramento - registradas em imagens de televisão - eram problemas localizados, disse Agripino, a incumbência de pedir desculpas em nome do governo federal a todos os velhinhos do Brasil deveria ser cumprida pelo presidente Lula.

- Isto se o presidente não quiser que caiam seus índices de avaliação ou que as pessoas pensem que ele é daqueles que pensam: façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço - afirmou Agripino.

Para o líder do PFL, -pior do que a insensibilidade demonstrada por Berzoini ao exigir o recadastramento- foi o fato de o ministro não reconhecer o equívoco e se negar a pedir desculpas aos idosos pela -perversidade-.

- Alegar que o problema foi localizado significa dizer que os aposentados do Rio de Janeiro, onde foram feitas as imagens, são de segunda classe - disse Agripino, acrescentando que não irá esquecer algumas cenas que assistiu, especialmente aquelas que mostravam os idosos sem compreender o que acontecia.



07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer que Lula peça desculpas ao povo brasileiro

Jereissati pede desculpas e recomenda aos senadores que não reajam a provocações

José Jorge pede a demissão de Ricardo Berzoini

Mão Santa diz que Lula deveria pedir desculpas a jovem presa no Pará

Garotinho disputa com Serra 2º lugar; Lula segue na frente

Alvaro Dias recomenda responsabilização penal de Lula