AGU promove reuniões para debater INSS em Pernambuco
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam nas agências da Previdência Social vinculadas à Gerência Executiva em Caruaru/PE vão receber a segunda etapa da capacitação promovida pela Advocacia-Geral da União (AGU). A meta é esclarecer as dúvidas dos funcionários com relação aos diretos dos segurados em relação aos pedidos de benefícios que são protocolados nas agências da região.
A primeira unidade a receber o treinamento será a APS de Caruaru. Na primeira fase da segunda etapa, já agendada para os dias 11 e 18 de fevereiro, os servidores serão acompanhados durante o atendimento aos segurados por membros da Procuradoria Seccional Federal (PSF). O objetivo da visita técnica é conhecer as principais dúvidas dos servidores sobre a legislação previdenciária. A programação inclui, ainda, uma reunião como todos os funcionários para esclarecer os temas que foram definidos durantes as visitas técnicas. O encontro está marcado para 20 de março.
Segundo o Chefe da unidade da AGU no município, Alcides Moreira da Gama, "a necessidade do aprimoramento da procuradoria, como órgão consultivo responsável por sanar dúvidas jurídicas e como órgão representativo do INSS em juízo surgiu quando a unidade realizou, nos anos de 2012 e 2013, o curso de Processo Administrativo Previdenciário nas agências da região".
De acordo com a coordenação das visitas e reuniões técnicas, a ampliação da capacitação visa melhorar a interação entre a Procuradoria e as unidades do INSS, aprimorar a instrução do processo administrativo, reduzir demandas judiciais envolvendo questões previdenciárias, melhorar a imagem da autarquia perante os demais órgãos e valorizar a atuação dos servidores.
Na avaliação do dirigente local da AGU, os resultados do projeto já podem ser observados. "Hoje a Justiça local pondera bastante as informações que são trazidas aos autos e os resultados em juízo são bastante positivos à autarquia previdenciária. Esse bons resultados se devem à atuação sempre meticulosa dos procuradores locais e da boa instrução do processo administrativo. Doutra banda, casos que poderiam ser levados a juízo se resolvem no âmbito administrativo", informou Alcides Gama.
De acordo com a PSF, a expectativa é de que as visitas e reuniões atinjam pelos menos 150 servidores que trabalham nas 14 agências da Previdência Social ligadas à Gerência Executiva da autarquia previdenciária distribuídas pela região do agreste pernambucano.
Fonte: Advocacia-Geral da União
07/02/2014 13:21
Artigos Relacionados
Instituto Chico Mendes promove reuniões no Pará
Unicef promove ações para primeira infância em Pernambuco
Inpe promove reuniões internacionais sobre sistemas espaciais de dados
Congresso promove seminário para debater reforma nas universidades
Congresso promove seminário para debater reforma nas universidades
CAS PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER PROJETO DA PREVIDÊNCIA