Congresso promove seminário para debater reforma nas universidades



O Congresso promoverá, nos dias 6 e 7 de agosto, no Auditório Petrônio Portella, o seminário "Universidade: Por que e como reformar?". Estarão presentes ao evento os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, João Paulo Cunha, além dos ministros da Educação, Cristovam Buarque, da Casa Civil, José Dirceu, e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. A promoção do evento é das Comissões de Educação do Senado e da Câmara e do Ministério da Educação.

A abertura do evento será na próxima quarta-feira (6) às 8h45, com a participação de ministros, parlamentares e autoridades ligadas ao ensino. Às 10h, está marcada a conferência do ministro Cristovam Buarque, intitulada "A universidade na encruzilhada".

Às 15h, haverá uma Mesa-Redonda para debater o tema "Sociedade, Universidade e Estado: autonomia, dependência e compromisso social", com a participação dos professores Marilena Chauí, da Universidade de São Paulo (USP); Cândido Mendes, da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro; Eduardo Portella, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Carlos Vogt, da Universidade de Campinas (Unicamp). O moderador será José Geraldo de Souza Júnior, da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério da Educação, e os debatedores são representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras entidades.

À noite, às 19h, o tema debatido será "Universidade e Desenvolvimento: globalização excludente e projeto nacional", com a participação de Carlos Lessa, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); José Arthur Gianotti, da USP; Roberto Smith, da Universidade Federal do Ceará (UFCE); e Luiz Pinguelli Rosa, da UFRJ e presidente da Eletrobrás. O moderador será o senador Osmar Dias (PDT-PR).

Na quinta-feira (7), os temas debatidos serão "Universidade e Valores Republicanos: conhecimento para a emancipação, igualdade de condições e inclusão social" e "Universidade XXI, resgate do futuro, estrutura e ordenação do sistema: a tensão entre o público e o privado". Nesse dia, o seminário também começa às 8h45 pela manhã e ás 14h15 à tarde.

As vagas são limitadas e os endereços para inscrição são: www.mec.gov.br ou www.camara.gov.br Informações podem ser obtidas pelos telefones: (XX61) 410-9243 e 410-9194.



30/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso promove seminário para debater reforma nas universidades

Comissão do Senado promove seminário internacional para debater educação e meio ambiente

Senado promove seminário para discutir a reforma da Previdência

Raupp: Congresso está preparado para debater e aprovar reforma tributária

Seminário internacional vai debater experiência de outros países na reforma de códigos processuais

Efraim conclama Congresso a debater a reforma do Judiciário